Publicado em 25/09/2022 às 17:00, Atualizado em 25/09/2022 às 19:25

JUBs Brasília 2022: Basquete feminino é o 3º melhor do país e MS supera número de medalhas da última edição

Para o diretor-presidente da Fundesporte, Silvio Lobo Filho, o investimento direcionado ao desporto universitário nos últimos anos tem dado resultados

Redação,
Cb image default
Divulgação

Mato Grosso do Sul tem o terceiro melhor basquetebol feminino universitário do país. Isso porque a Unigran Capital fechou os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2022, em Brasília (DF), com o bronze na primeira divisão. Com 21 medalhas na bagagem, a delegação sul-mato-grossense supera o número de conquistas da última edição (19 no total), também na capital federal. A maior competição universitária da América Latina começou no último dia 20 e teve fim neste domingo (25).

A seleção de Mato Grosso do Sul, organizada pela Federação Universitária de Esportes (FUEMS), com apoio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), foi composta por 159 estudantes-atletas. Estes competiram em 18 modalidades: acadêmico (apresentação de artigos científicos), atletismo, atletismo paradesportivo, badminton, basquetebol, breaking, futsal, handebol, judô, karatê, natação, skate, taekwondo, tênis, tênis de mesa, voleibol, wrestling (luta olímpica) e xadrez.

Imponente, o wrestling sul-mato-grossense “alugou” o lugar mais alto do pódio. Os quatro atletas que representaram o estado, todos da Faculdade Estácio de Sá, de Campo Grande, não perderam uma luta sequer no tapete, encerrando o evento com quatro ouros. A modalidade de luta estreou no programa dos JUBs no ano passado e até agora Mato Grosso do Sul não sabe o que é perder. O tênis de mesa também foi destaque. Ao todo, foram três medalhas de ouro e um bronze.

Na divisão de elite e contra times do mais alto escalão, o basquetebol feminino da Unigran Capital mostrou a sua força. Para garantir o bronze, a equipe de Campo Grande precisou vencer a Uninassau do Rio Grande do Norte, neste sábado (24), por 70 a 39.

Para o diretor-presidente da Fundesporte, Silvio Lobo Filho, o investimento direcionado ao desporto universitário nos últimos anos tem dado resultados. “Pelo segundo ano consecutivo, os nossos atletas retornam para casa com muitas medalhas e resultados expressivos nos Jogos Universitários. Isso é fruto de um investimento consistente no segmento por parte do Governo do Estado, com editais de fomento às universidades para desenvolverem o esporte de alto rendimento, com apoio à federação e aporte financeiro aos acadêmicos, com a categoria universitária da Bolsa Atleta”.

Esta foi a maior delegação de Mato Grosso do Sul até hoje nos JUBs. “A intensificação de investimentos no desporto universitário dá sequência ao trabalho feito no segmento escolar, que é exemplo no país, e proporciona uma transição de qualidade aos nossos atletas, da escola para a universidade. Com isso, além de levarmos cada vez mais participantes aos JUBs, é notório o aumento das conquistas, batendo recorde de medalhas, além das posições de destaque que são alcançadas em diversas modalidades”, explica o gerente de esportes de alto rendimento da Fundesporte, Leandro Fonseca.

Os acadêmicos representaram nos JUBs nove instituições de ensino superior: Anhanguera/Uniderp, Faculdade Estácio de Sá, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Faculdade Insted, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Unigran e Unigran Capital. De acordo com a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), organizadora do evento, os JUBs Brasília 2022 reuniram cerca de sete mil participantes, de todas as unidades federativas do Brasil.

Confira todas as medalhas conquistadas por Mato Grosso do Sul nos JUBs Brasília 2022:

21 medalhas: 8 ouros, 5 pratas e 8 bronzes

OURO

· Bruna Vieira de Jesus – lançamento do dardo (atletismo) - UCDB

· Lívia de Souza Lima - disputa individual feminina (tênis de mesa) – Unigran Capital

· Angelo Anselmo Café de Oliveira - estilo greco-romano, categoria -67 kg (wrestling) – Estácio CG

· Amanda Lima Leal – estilo livre feminino, categoria -62 kg (wrestling) – Estácio CG

· Guilherme Chinem Alexandre Alves e Lívia de Souza Lima – dupla mista (tênis de mesa) – Unigran Capital

· Lívia de Souza Lima e Karina Dopper Teixeira da Costa – geral feminina (tênis de mesa) – Unigran Capital

· Paulo André Gonçalves da Silva – estilo livre masculino, categoria -74 kg (wrestling) – Estácio CG

· Pedro Samuel Gonçalves da Silva – estilo livre masculino, categoria -86 kg (wrestling) – Estácio CG

PRATA

· Erick Kenji Medrado Taira - estilo kumite, categoria +84 kg (karatê) – UFMS

· Lucas Rosa de Araújo - estilo kumite, categoria -75 kg (karatê) – Unigran Capital

· Samuel Rodrigues Vital – arremesso do peso (atletismo paradesportivo) – Unigran

· Samuel Rodrigues Vital – lançamento do dardo (atletismo paradesportivo) – Unigran

· Wrestling masculino geral – Estácio CG

BRONZE

· Karina Dopper Teixeira da Costa - disputa individual feminina (tênis de mesa) – Unigran Capital

· Yasmin Mayumi Carvalho Maruyama – categoria pesado -78 kg (judô) – UCDB

· Isac Garcia Ribeiro Bignardi – categoria leve -73 kg (judô) – Unigran Capital

· Jenifer da Silva Aguiar (breaking) – UFMS

· João Andrade e Thaysa Passos - dupla mista (tênis) – Unigran Capital

· Basquete feminino – primeira divisão – Unigran Capital

· Handebol masculino - terceira divisão – Unigran Capital

· Wrestling feminino geral – Estácio CG