Publicado em 25/05/2012 às 08:50, Atualizado em 27/07/2016 às 11:23

Grêmio vence o Bahia, avança às semi e revive duelos históricos com Palmeiras

Nova Notícias - Todo mundo lê

UOL, UOL

O Grêmio manteve vivo o sonho de conquistar o pentacampeonato da Copa do Brasil. Muito superior ao Bahia, o time tricolor manteve 100% de aproveitamento no torneio e, empurrado pela torcida, aplicou 2 a 0, gols de Miralles e Moreno, nesta quinta-feira, no Olímpico. Classificado para as semifinais, a equipe de Porto Alegre terá pela frente o Palmeiras, revivendo duelos históricos da década de 90 colocando frente a frente Felipão e Luxemburgo.

Em 96, por exemplo, os treinadores se enfrentaram em duas ocasiões de mata-mata, só que nos times invertidos. Luxa no Palmeiras, Felipão no Grêmio, e uma classificação para cada lado. O confronto voltará a acontecer em momento distinto para ambos os clubes. Buscando reestruturação, tanto Grêmio, quanto Palmeiras, enfrentam jejum de títulos. Os duelos entre ambos serão dias 13 e 20 de junho.

Antes ainda de se enfrentarem pela Copa do Brasil - que para por duas semanas devido a jogos da seleção brasileira - haverá o mesmo confronto pelo Brasileirão. O encontro ocorre neste domingo, às 18h30, no Olímpico. Já o Bahia, eliminado da Copa, enfrenta o São Paulo, domingo, às 16h, no Morumbi.

A torcida do Grêmio fez a sua parte. Mesmo com a vantagem obtida pela vitória no jogo de ida, em Salvador, por 2 a 1, os aficionados compareceram no Olímpico e deram clima de decisão à partida. Empolgado com os incessantes gritos da vindos da arquibancada, o Grêmio não demorou para abrir o placar. O Bahia errou saída de bola, Edílson roubou e cruzou rasteiro. Livre e dentro da área, Miralles só escorou para rede aos 12 minutos do primeiro tempo.

O Grêmio seguiu melhor e poderia ter ampliado em uma jogada semelhante, só que do outro lado. Marco Antonio cruzou, Marcelo Moreno encheu o pé e o goleiro Marcelo Lomba pegou. Aos 35, nova chance gremista. Gabriel cruzou e Moreno cabeceou para fora. As repetidas chegadas confirmavam o quadro de domínio total do time gaúcho, que a esta altura tinha dois gols de vantagem no placar agregado.

No primeiro minuto do segundo tempo, Marcelo Moreno driblou o zagueiro e chutou de trivela para defesa de Marcelo Lomba. Não tardou para sair o segundo. Aos 10, Marco Antonio encontrou Miralles, que cruzou de primeira rasteiro para Marcelo Moreno. O boliviano só rolou para a rede: 2 a 0.

Sem ser assustado uma vez sequer no jogo inteiro, o Grêmio poderia ter aplicado uma sonora goleada no time de Paulo Roberto Falcão - que diante do que ocorria foi figura meramente ilustrativa. Para não dizer que só assistiu o jogo, Falcão gesticulou com as mãos tal qual um maestro enquanto a torcida cantava a música feita em 2011 em sua "homenagem", obviamente difamando o ídolo do Inter.

Aos 38 minutos do segundo tempo, Hélder dá um tapa em Pará e leva o cartão vermelho. Na reclamação, Fahel também acabou expulso. Com dois a menos, o Bahia comemorou não ter levado mais gols e deu adeus a Copa do Brasil ouvindo gritos de olé da torcida gremista.