Publicado em 16/01/2024 às 11:00, Atualizado em 16/01/2024 às 10:38
O Prêmio Puskás de gol mais bonito da temporada está em mãos brasileiras pela terceira vez.
Nascido em Mato Grosso do Sul, o volante Guilherme Madruga ganhou o prêmio da Fifa com o gol mais bonito da temporada, desbancando jogadores do bilionário futebol europeu.
O campo-grandense, agora jogador do Cuiabá, foi eleito pelo gol de bicicleta que marcou pelo Botafogo-SP, pela Série B do Campeonato Brasileiro.
Madruga superou Nuno Santos, português do Sporting, e Julio Enciso, paraguaio do Brighton, entre os finalistas. O Prêmio Puskás de gol mais bonito da temporada está em mãos brasileiras pela terceira vez.
Ao ser anunciado como vencedor, Guilherme Madruga não acreditou no resultado.
“Um dia único na minha vida. Com certeza está marcado na minha história e também na memória de todos que me acompanham desde o começo da minha trajetória”, declarou Guilherme Madruga, durante a cerimônia da Fifa, na tarde desta segunda-feira (15).
No palco da premiação, o volante lembrou dos tempos em que jogava como amador em Campo Grande e do esforço do pai para transformá-lo em profissional.
“Agradeço aos meus pais, que estão no Brasil. Ao meu pai, que era chamado de louco porque dava treinos na areia para mim com 13 anos, hoje não vão mais te chamar de louco, estou virando um jogador profissional. A minha mãe que chorava escondida e ao meu irmão, que está aqui e sempre esteve ao meu lado, me apoiando. É um sonho que estou vivendo, estar entre meus ídolos. Foi muito melhor do que imaginei”, disse um emocionado Guilherme.
O prêmio de gol mais bonito é entregue em cerimônias da Fifa desde 2009, quando Cristiano Ronaldo foi vitorioso.
Como funciona o Fifa The Best
A Fifa premia o melhor jogador do mundo desde 1991, e a melhor jogadora desde 2001. O Fifa The Best, no atual formato, foi criado em 2016. A cerimônia atual também premia o melhor goleiro, a melhor goleira, o melhor técnico no futebol masculino, o melhor técnico ou a melhor técnica do futebol feminino, o gol mais bonito no Prêmio Puskás, e também Fair Play e torcedor.
Um conselho técnico da entidade define uma lista de 10 finalistas. O colégio eleitoral da premiação é formado por jornalistas, capitães, técnicos das seleções nacionais e o público, por meio de votação na internet. Cada grupo tem peso de 25% na pontuação final.
Desde 2016, a Fifa usa a temporada europeia como período de análise. No entanto, com a Copa do Mundo realizada no fim do ano em 2022, esta edição do The Best teve um ano e meio levado em consideração na votação: de agosto de 2021 a dezembro de 2022.
O prêmio de melhor jogador do mundo chegou a ser unido à Bola de Ouro, tradicional troféu entregue pela France Football, entre 2010 e 2015. Porém, as duas premiações hoje são separadas e têm modelos diferente de votação. A Bola de Ouro de 2023 já foi entregue, e o vencedor foi Lionel Messi.