Publicado em 07/07/2014 às 08:03, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24
Nova Notícias - Todo mundo lê
Os franceses podem até ter dado adeus ao Brasil 2014 neste fim de semana, mas não sem antes deixar sua marca na classificação estatística do Índice Castrol. As quartas de final da Copa do Mundo da FIFA terminaram com os Bleus entre os quatro eliminados, mas Karim Benzema, primeiro colocado, e Raphaël Varane, terceiro, aparecem entre os três melhores, junto ao artilheiro da competição, o colombiano James Rodríguez.
Assim como para a dupla francesa, o torneio acabou para Rodríguez após a derrota para o Brasil, em uma noite difícil para o talentoso camisa 10. Ele recebeu uma atenção especial dos donos da casa, apesar de ter alimentado esperanças de um empate ao converter o pênalti que diminuiu o placar para 2 a 1 e, assim, chegar a seis gols na competição, da qual é o artilheiro.
O total de Benzema é a metade disto (três), mas o que chamou a atenção ao longo do torneio foi a constante ameaça que ele representou para os adversários dentro da grande área. E, embora a França tenha fracassado na tentativa de balançar a rede alemã na sexta-feira, o isa 10 francês esteve mais perto disso do que ninguém, com seis chutes a gol.
O atacante do Real Madrid levou perigo real ao menos uma vez em cada tempo. Um de seus chutes foi desviado por cima do travessão por Manuel Neuer, que acabava de defender uma bola de Mathieu Valbuena, ainda na etapa inicial. Mais tarde, no fim do jogo, o arqueiro alemão voltou a parar um chute do francês que poderia ter decretado o empate. Assim, se despediu tendo dado mais chutes a gol (25) do que ninguém na competição, sendo que 21 deles foram de dentro da área.
Força na defesa Já Varane, jogador fundamental para uma defesa francesa que não sofreu gols em três dos cinco jogos que fez no Brasil, também subiu na classificação do Índice. O jovem de 21 anos está entre os dez melhores em número de interceptações e um bom exemplo disso foi quando ele evitou o gol de Andre Schürrle aos 42 minutos do segundo tempo, em um chute de dentro da grande área. Os minutos jogados são outro fator importante para a posição de um atleta no Índice, e Varane ficou em campo os 90 minutos de cada uma das quatro partidas em que foi titular.
Dois outros defensores completam os cinco primeiros: Thiago Silva e Mats Hummels. No caso de Silva, foi dele o primeiro gol brasileiro contra a Colômbia, em mais uma noite em que os zagueiros da Seleção ressaltaram sua importância para a equipe. Parte da imprensa local questionou o papel de Thiago Silva na decisão por pênaltis contra o Chile, mas em Fortaleza ele foi um jogador decisivo. Sua pontuação no Índice aumentou ainda mais por suas interceptações uma delas, em um contra-ataque perigosíssimo de Cristian Zapata, que estava bem próximo ao gol e seu trabalho na recuperação de bola.
Bastante significativo é o fato de seu parceiro de zaga David Luiz, que marcou o segundo gol brasileiro com uma cobrança de falta espetacular, também aparecer entre os dez primeiros do Índice, em sétimo uma posição à frente de Neymar. Os dois zagueiros brasileiros vêm tendo uma atuação que se sobressai em relação à dos outros jogadores da Seleção.
Quanto a Hummels, ele perdeu a partida das oitavas de final contra a Argélia com sintomas de uma gripe. Joachim Löw deve ter ficado mais do que feliz de tê-lo de volta em um dia em que ele marcou de cabeça o único gol do jogo e também realizou uma intervenção decisiva em sua própria área, se atirando à frente de Benzema para parar um chute perigoso a apenas 16 minutos do fim. Essa foi uma das três interceptações de curta distância do jogador do Borussia Dortmund, que pulou da 40ª para a quinta posição.
Como a média de gols caiu nas quartas de final ela agora é de 2,6 por jogo, após as quatro partidas terminarem com cinco gols , parece natural que os zagueiros ganhem importância. O holandês Stefan de Vrij, por exemplo, é quem tem mais desarmes na equipe (cinco) e, com isso, subiu para a nona colocação no Índice, após ajudar sua seleção a terminar o segundo jogo na competição sem sofrer gols desta vez, contra a Costa Rica.
Quem completa os dez primeiros é o ofensivo lateral-esquerdo belga Jan Vertonghen. A lista é a seguinte:
Karim Benzema, França (9,79); James Rodríguez, Colômbia (9,74); Raphaël Varane, França (9,7); Thiago Silva, Brasil (9,66); Mats Hummels, Alemanha (9,63); Arjen Robben, Holanda (9,59); David Luiz, Brasil (9,56); Neymar, Brasil (9,53); Stefan de Vrij, Holanda (9,51); e Jan Vertonghen, Bélgica (9,48).
O FIFA.com publicará uma nova parcial do Índice Castrol depois de cada rodada de jogos nesta Copa do Mundo da FIFA. Enquanto isso, você pode ler outras análises estatísticas e mergulhar ainda mais nesse sistema de classificação único clicando nos links à direita.