Buscar

28/01/2023 às 12:00, Atualizado em 27/01/2023 às 21:35

Fifa avalia mudar regras de pênaltis por catimba de Dibu Martínez

Argentino é um dos maiores “catimbeiros” do futebol atual e as provocações começaram a ganhar repercussão nas semifinais da Copa América realizada no Brasil

Cb image default
Emiliano Martínez aposta no duelo psicológico nas definições da marca penal. Foto: Julian Finney/Getty Images

A Fifa e a International Board, órgão que define as regras do futebol, analisam fazer alterações no regulamento na hora de executar um pênalti.

A ideia seria limitar as ações dos goleiros a partir do comportamento mostrado por Emiliano Martínez, goleiro da Seleção Argentina, na Copa América de 2021 e, principalmente, no Mundial de 2022 no Catar.

Dibu Martínez se mostrou um dos maiores “catimbeiros” do futebol atual e as provocações começaram a ganhar repercussão nas semifinais da Copa América realizada no Brasil contra a Colômbia.

Já na Copa do Mundo, isso foi potencializado nas quartas de final contra a Holanda e nada menos que na final contra a França quando o goleiro argentino usou de todas as artimanhas possíveis para distrair os batedores, algo que conseguiu sobretudo frente aos franceses quando ele defendeu a cobrança de Kingsley Coman e viu Aurélien Tchouaméni mandar para fora.

As atitudes de Dibu foram repudiadas por setores do futebol, que viram as "brincadeiras" como desrespeitosas. A Diretoria Internacional tomou nota de tudo isso e, segundo o jornal inglês The Sun, juntamente com a FIFA estão analisando a limitação desse tipo de comportamento no limite do regulamento antes dos pênaltis. A ideia seria que o goleiro não pudesse alterar os tempos nas execuções ou interagir de alguma forma com os batedores.

Isso iria contra o estilo de Emiliano Martínez, que aposta no duelo psicológico nas definições da marca penal. Andrew Redmayne, o saltador australiano, o holandês Andries Noppert ou Kepa, espanhol do Chelsea, também usam de suas armas para distrair os atacantes.

Ainda segundo o periódico inglês, a medida seria tratada em breve e poderia ser oficializada nos próximos meses.

Com informações do Portal Yahoo

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.