Publicado em 14/01/2014 às 18:30, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24

FFMS investe R$ 70 mil em câmeras para monitorar torcida

Serão adquiridos 17 equipamentos, como forma de cumprimento ao Estatuto de Defesa do Torcedor

Redação, G 1 MS

Vai começar o Big Brother MS nos estádios do Campeonato Sul-Mato-Grossense. O acesso dos torcedores às arquibancadas durante os jogos da Série A estadual será monitorado por 17 câmeras, que devem ser instaladas nos próximos dias. O objetivo é coibir a violência e identificar autores de eventuais delitos, além de atender ao Estatuto de Defesa do Torcedor.

A medida, inédita no futebol estadual, faz parte do pacote de compromissos firmados por clubes e pela Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) junto ao Ministério Público, durante reunião na sexta-feira passada. Segundo a federação, serão investidos R$ 70 mil na compra dos equipamentos.

Para estádios com capacidade superior a 10 mil torcedores, como é o caso do Morenão, a legislação exige central de monitoramento por imagem do público presente e do acesso pelas catracas. Para isso, a FFMS pretende destinar ao estádio quatro câmeras, sendo três para os portões das arquibancadas e das cadeiras, e uma para imagens panorâmicas. Os demais estádios com capacidade inferior a 10 mil torcedores terão câmeras no acesso principal. O estádio Douradão, em Dourados, já conta com sistema de monitoramento graças a um convênio firmado entre a prefeitura e a Guarda Municipal.

As imagens capturadas pelas câmeras ficarão sob responsabilidade da FFMS, que poderá fornecê-las aos órgãos de segurança, como a Polícia Militar, ou ao Ministério Público, caso sejam solicitadas. O Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-MS) também poderá usar o recurso de imagens em julgamentos que envolvam perda do mando de campo por conta do comportamento da torcida.

Fonte:  globoesporte.com/ms.