Buscar

05/03/2024 às 08:51, Atualizado em 05/03/2024 às 10:56

Fenapaf quer veto a mais estrangeiros e grama sintética em reunião com clubes e capitães na CBF

Reuinião virtual será realizada nesta terça-feira com a presença do presidente da CBF. Dirigentes vão deliberar sobre aumento de limite de estrangeiros em segundo ano consecutivo

Aprovado por unanimidade entre os clubes no ano passado, um novo aumento de limite de estrangeiros relacionados por partidas no futebol brasileiro vai a debate no Conselho Técnico da CBF nesta terça-feira. A nova proposta prevê total de nove jogadores de fora do país por partida.

Em 2023, o limite subiu de cinco para sete jogadores por jogo. A Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf) vai apresentar estudo que aponta mais de 140 jogadores estrangeiros nas Séries A e B no Brasil e vai se manifestar contrária à proposta.

- Já cobrei o presidente da CBF (Ednaldo Rodrigues) sobre o tema por ofício. Era cinco e virou sete. Agora querem nove. É estrangeiro demais. O futebol brasileiro precisa de socorro - diz Alfredo Sampaio, presidente da Fenapaf, que acredita em reflexos na formação e em menos oportunidades de trabalho aos jogadores brasileiros.

A associação que representa jogadores também quer levar à pauta a proibição de gramado sintético. O que não seria imediato, evidentemente, mas com período de transição para os clubes que têm este tipo de campo. Na Série A hoje são três: Athletico, Botafogo e Palmeiras.

Violência em pauta

Se no tema de estrangeiros a FENAPAF deve ser voto vencido, a questão de gramados artificiais desagrada a muitos clubes - presidentes de Flamengo e Fluminense já trataram do assunto algumas vezes.

A CBF espera ouvir os capitães das 20 equipes da Série A. O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, quer escutar representantes de cada equipe para debater calendário e discutir também os constantes casos de violência no futebol brasileiro. A informação sobre a presença de capitães foi publicada inicialmente pelo jornalista Mário Kempes, no Blog do Kempes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.