Publicado em 01/03/2013 às 14:58, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24
Nova Notícias - Todo mundo lê
Após a realização da nona rodada do Estadual, a segunda do returno, o Cene foi a primeira equipe a garantir vaga nas quartas-de-finais, após vencer Maracaju e chegar a 19 pontos.
Faltando cinco rodadas, restam três vagas no grupo A e quatro no grupo B. Há também as contas para escapar do rebaixamento.
Grupo A
Pelo que tudo indica, Aquidauanense, Misto, Novoperário e Comercial devem disputar três vagas.
Aquidauanense: Há sete jogos sem perder, sendo quatro vitórias consecutivas, o time de Aquidauana é o vice-líder e terá três jogos fora de casa (Cene, Comercial e Maracaju) e um em casa (Serc) para tentar a vaga. Pela situação do grupo, só não se classificará se perder pelo menos três jogos e ainda assim dependeria de resultados.
Misto: Em terceiro lugar, com 14 pontos, o Misto terá ainda pela frente Novoperário e Serc em casa e Cene e Comercial fora. Vencendo as duas em casa, selará sem preocupações sua vaga na próxima fase.
Novoperário: Em quarto, com 10 pontos e um jogo a menos, o novato Novoperário teve uma recaída na competição e sofre agora a concorrência do Comercial, quinto colocado. Misto, Cene e Maracaju fora e Serc e Comercial em casa são os jogos que restam. Vencer em casa e pontuar bem fora será pré-requisito para o time da Capital conseguir a classificação.
Comercial: A goleada sobre a Serc colocou o Colorado em quinto, com 8 pontos, a dois do G4. Além de secar o Novoperário, o Comercial terá que vencer em casa Misto e Aquidauanense e fazer pelo menos quatro pontos contra Novoperário e Maracaju fora para sonhar com a classificação.
Maracaju e Serc, com respectivamente, 5 e 4 pontos, se enfrentam na próxima rodada. Quem vencer ainda estará vivo para sonhar com o G4, mas terá que fazer campanha impecável e torcer por combinação de resultados. A tendência é que os dois disputem para ver qual dos dois permanece na Série A e qual cai.
Grupo B
Mais equilibrado, o grupo B deve ter cinco ou até seis times brigando pela vaga até a última rodada. A exceção é o líder Ivinhema, que deve garantir a classificação na próxima rodada. O lanterna Corumbaense também tem poucas chances de figurar no G4.
Ivinhema: Só uma tragédia tira a vaga do Azulão. Teria que perder todas e mesmo assim, talvez com combinação de resultados, ainda estaria entre os classificados.
Itaporã: Com ótima campanha no returno, o vice-líder tem 13 pontos e dois jogos em casa, contra Urso e Ivinhema, além de Naviraiense e Sete fora. Seis pontos deve ser o necessário para se classificar sem dor de cabeça.
Naviraiense: Em terceiro com 11 pontos, visitará Sete e Urso e receberá Itaporã e Águia Negra. Vencer em casa e pontuar bem fora é a meta para a classificação.
Sete de Dourados: A situação é semelhante a do Naviraiense. O time de Dourados tem como vantagem três jogos em casa (Naviraiense, Itaporã e Corumbaense), fora pega o Águia Negra.
Águia Negra: Em quinto com 8 pontos, o atual campeão tem um jogo a menos e vem forte para se recuperar. Mas terá jogos difíceis: visitará Ivinhema, Urso e Naviraiense e recebe o Sete e o Corumbaense. Vencer todas em casa e fazer pelo menos cinco pontos fora de casa para seguir no Estadual.
Urso: Idêntico ao Águia Negra tanto no número de pontos quanto no número de jogos, tem jogos complicados fora (Itaporã, Corumbaense e Ivinhema) e dois em casa (Águia Negra e Naviraiense).
Corumbaense: Lanterna com 6 pontos, jogará com Urso e Ivinhema em casa e depois com Sete e Águia Negra fora. Tem que fazer no mínimo nove pontos para não precisar fazer contas para pensar em classificação.