A semana começou com os clubes brasileiros se reunindo com a Globo para discutir a renovação dos contratos direitos de transmissão; agora, termina com Palmeiras e Santos, dois times "esquecidos" nas transmissões da emissora classificados para sua segunda final em 2015 já decidiram o Paulistão, que terminou com título alvinegro. Mesmo badalados, os dois clubes não creem que o bom desempenho mudará o panorama atual, em que raras vezes aparecem nas noites de quarta-feira e nas tardes de domingo da Globo.
No Brasileirão deste ano, o Santos teve apenas sete jogos transmitidos na emissora de maior audiência do país; o Palmeiras menos ainda: quatro. Enquanto isso, os rivais Corinthians e São Paulo tiveram 22 e 18 partidas transmitidas, respectivamente.
O fato não é novidade: além de receber cotas inferiores ao rivais, Santos e Palmeiras aparecem menos na TV aberta: entre 2010 e 2014, foram 83 jogos para o alvinegro, 79 para o alviverde. Enquanto isso, Corinthians teve 204, e o São Paulo 147.
Se o Brasil seguisse os modelos da Alemanha ou Inglaterra, que levam em consideração o desempenho esportivo, teriam um aumento em receita e em jogos transmitidos em um novo acordo com a Globo após as finais deste ano. Não é, entretanto, o que deve acontecer.
"Acho que são duas coisas diferentes. Uma coisa é parte jornalística, a TV mostrar que os times estão em mais uma final. Outra coisa, é a parte comercial. Isso é muito interessante. É claro que há uma preferência de visualização para Flamengo e Corinthians, ninguém discute a força deles. Eles tiveram habilidade naquela negociação que detonou o Clube dos 13 e agora têm determinação em não arredar um mílimetoro de que foi conquistado. Os outros clubes têm que se unir para conseguir uma negociação melhor. É mais uma questão de estratégia dos clubes do que desempenho esportivo", disse o presidente do Santos, Modesto Roma Júnior, ao UOL Esporte o mandatário não acredita que o desempenho possa por si só impactar na situação.
O Palmeiras, por sua vez, não comenta o assunto. O UOL Esporte apurou, entretanto, que o alviverde é o clube brasileiro que teve maior crescimento nas vendas de Pay Per View 1,7%, o que o coloca na quarta posição, atrás de Corinthians, Flamengo e Atlético-MG, na frente do São Paulo.
Os números indicam um aumento no interesse do torcedor alviverde. Com a volta do clube ao patamar de disputa de títulos e briga na parte de cima da tabela no Brasileiro, existe a expectativa de que a exposição na TV aberta possa aumentar na próxima temporada, apesar de ainda estar cercada de ceticismo por parte dos palmeirenses.
Questionada em matérias anteriores sobre a divisão da transmissão dos jogos por clube, a Globo respondeu que "não divulga informações estratégicas relativas a sua programação, mas garante que mantém uma parceria muito boa com todos os clubes brasileiros, promovendo o futebol de maneira profissional e abrangente e valorizando a relação do torcedor com seu clube, não apenas durante as transmissões esportivas mas também em seus telejornais".
Palmeiras e Santos fazem uma prévia da final da Copa do Brasil neste domingo, quando se enfrentam na Vila Belmiro, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.