Publicado em 13/02/2015 às 06:55, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24

Corinthians se diz surpreso e culpa súmula por suspensão de Guerrero

Nova Notícias - Todo mundo lê

Redação, UOL

Expulso na primeira partida do Corinthians na Copa Libertadores (vitória por 4 a 0 sobre o Once Caldas no dia 4 de fevereiro, em Itaquera), o peruano Paolo Guerrero foi punido pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) e desfalcará a equipe alvinegra em três partidas do torneio continental. O departamento jurídico da equipe alvinegra tratou a decisão como "surpreendente" e culpou o relatório feito pelo árbitro argentino Patrício Louslau.

"Lógico que foi uma surpresa. O Corinthians achava que não haveria punição a seus jogadores, mas o relatório do árbitro foi carregado dizendo que ele agrediu o adversário. As imagens da TV em close também ajudaram o juiz a entender que houve um ato intencional", disse João Zanforlin, advogado do time brasileiro.

Guerrero foi expulso aos 26min do primeiro tempo, quando o Corinthians já vencia por 1 a 0. Em uma disputa pelo alto, o peruano acertou o braço no rosto do jogador Juan Camilo Pérez, do Once Caldas. Fabio Santos, que recebeu um cartão vermelho nos acréscimos do jogo, também foi julgado pela Conmebol e teve de cumprir apenas a suspensão automática.

"A Conmebol não permite defesa do advogado. Você apresenta seus argumentos por escrito, e isso vai para um juiz singular. O Fabio Santos e o Guerrero fizeram depoimentos por escrito, e nós encaminhamos isso para o endereço deles. O juiz relator foi o boliviano Alberto Lozada, que viu todo o material e determinou três jogos de punição ao Guerrero", explicou Zanforlin.

A punição ao peruano foi anunciada pela Conmebol na última quarta-feira (11), quando o Corinthians empatou por 1 a 1 com o Once Caldas e confirmou vaga na fase de grupos da Libertadores. Guerrero já desfalcou o time brasileiro nessa partida – foi substituído por Danilo.

Ao contrário do que acontece no Brasil, decisões disciplinares da Conmebol não admitem recurso. Ainda assim, a diretoria do Corinthians fará uma reunião nesta quinta-feira (12) para definir como proceder no episódio Guerrero.

"A gente vai analisar, mas eu ainda não posso adiantar nada sobre o que vai acontecer. Se o Corinthians vai levar isso adiante, não depende de mim. Já passei as informações que eu podia, e agora não adianta especular", encerrou Zanforlin.

A próxima partida do Corinthians na Copa Libertadores está marcada para a próxima quarta-feira (18), às 22h, em Itaquera. O time da casa jogará contra o São Paulo na primeira rodada da fase de grupos.