Publicado em 05/10/2023 às 10:00, Atualizado em 04/10/2023 às 21:20

Corinthians chega a 20 campeonatos sem título e vive o pior jejum em 35 anos

Eliminado da Sul-Americana, Alvinegro amplia sequência sem troféus que já dura desde 2019

Redação,
Cb image default
Corinthians foi eliminado pela quarta vez em 2023 — Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

O atual jejum de títulos do Corinthians é o pior do último terço da história do clube. Com a eliminação diante do Fortaleza, na Copa Sul-Americana, o Alvinegro vai completar quatro temporadas sem ganhar um troféu, algo que havia acontecido pela última vez ainda nos anos 1980.

A última vez que o Corinthians passou tantas temporadas sem ganhar nada foi entre 1983 e 88. Foram dois Estaduais, o primeiro vencido nos tempos da Democracia Corintiana, com Casagrande, Sócrates e cia.; o segundo já com Ronaldo Giovanelli, Wilson Mano e Viola. Do ano seguinte em diante o corintiano ficou mal acostumado: foram 27 troféus importantes em 34 anos, com média de quase um por ano.

O último título do Timão foi o Paulistão de 2019, conquistado em 21 de abril daquele ano. De lá para cá o Corinthians disputou vinte torneios sem vencer nenhum. Só neste ano são cinco competições, incluindo o Brasileirão, afinal a liderança a esta altura já é inalcançável.

A próxima oportunidade de ser campeão está no Paulistão do ano que vem. O Estadual ainda não tem datas definidas, mas deve ter as finais marcadas novamente para abril. Neste cenário o jejum corintiano completará cinco anos.

Se considerado o período corrido entre as datas, e não o número de temporadas zeradas, este se torna o maior o jejum do Corinthians desde aquele que caiu em 1977.

Aquele título de 2019 coroou um tricampeonato estadual sob o comando de Fábio Carille. Desde então sete técnicos passaram pelo clube e não ganharam nada, sem contar os interinos: Tiago Nunes, Vagner Mancini, Sylvinho, Vítor Pereira, Fernando Lázaro, Cuca e Vanderlei Luxemburgo. O oitavo é Mano Menezes.

A atual seca de títulos é a quinta mais longa de toda a história do Corinthians, considerando apenas os troféus mais cobiçados. A maior durou 23 anos entre 1954 e 1977, uma outra foi de 1941-51 e duas anteriores foram de 1930-37 e 1916-22.

A derrota para o Fortaleza impôs ao Corinthians a quarta eliminação em 2023. No Paulista foi superado pelo Ituano, depois caiu na fase de grupos da Libertadores e perdeu um clássico contra o São Paulo nas semifinais da Copa do Brasil.

Resta agora o Campeonato Brasileiro, e a missão é se afastar da zona do rebaixamento. O Corinthians é o 13º colocado, quatro pontos acima dos quatro últimos. O próximo jogo é às 21 horas (de Brasília) deste sábado, contra o Flamengo, na Neo Química Arena.

Fonte - GE