Publicado em 07/03/2013 às 10:30, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24
Nova Notícias - Todo mundo lê
O Corinthians esteve bem próximo de igualar o recorde do Sporting Cristal, que passou 17 partidas da Copa Libertadores da América sem derrotas no torneio ao longo dos anos 60. Mas não deu para a equipe do técnico Tite, que nesta quarta-feira levou um gol polêmico no segundo tempo e perdeu para o Tijuana por 1 a 0, em confronto realizado na cidade mexicana homônima, no Estádio Caliente.
Além de acabar com o status de 16 jogos invicto dos corintianos, o resultado ainda complicou a situação da equipe brasileira na Copa Libertadores. Com quatro pontos no Grupo 5, o clube paulista permaneceu em segundo e viu o Tijuana abrir cinco de vantagem e disparar na liderança.
Os dois times voltam a se enfrentar no dia 3 de abril, em duelo que marca o início do returno e marcado para o Estádio do Pacaembu. O duelo, contudo, ainda não sabe se poderá contar com a presença de torcida nas arquibancadas, já que a Conmebol ainda irá reavaliar a punição alvinegra de atuar com os portões fechados.
A primeira etapa foi truncada no Estádio Caliente. O Tijuana começou melhor, permaneceu no ataque ao longo dos primeiros minutos, mas pouco criou. O Corinthians, por sua vez, pareceu atrapalhado pelo gramado sintético, apesar de ter se defendido bem. Aos poucos, os brasileiros equilibraram as ações em campo.
Assim, a equipe alvinegra conseguiu chegar ao gol, em duas oportunidades. Entretanto, ambas foram corretamente anuladas pela arbitragem, que focalizou a posição irregular de Paulinho em ambos os lances, que pareceram até replay.
No primeiro, Renato Augusto recebeu pela direita, bateu cruzado e Paulinho completou, impedido. No segundo, aconteceu jogada semelhante, mas Gil ajeitou antes a bola para a conclusão do volante, novamente à frente dos zagueiros de forma ilegal.
O momento mais quente da primeira etapa ocorreu com a bola parada, aos 30min. Moreno e Gil se desentenderam e vários jogadores trocam empurrões. O atacante do Tijuana, que cometeu falta no início do lance, recebeu cartão amarelo, após os ânimos se apaziguarem.
No segundo tempo, os dois times voltaram com posturas diferentes, mas o Corinthians parecia sentir a diferença para o gramado sintético. Assim, o Tijuana tomou conta do jogo e passou a atuar mais no setor ofensivo, pressionando a equipe de Tite. Aos poucos, dominou a partida e chegou ao gol.
Aos 19min, em cobrança de falta pela meia esquerda, Arce levantou na área, Aguilar desviou e a bola sobrou para Gandolfi anotar. O gol, contudo, tinha um jogador em posição duvidosa, apesar de ter sido validado para a arbitragem. Pior para o Corinthians, que teve que correr atrás do resultado e não conseguiu.