Buscar

21/01/2026 às 08:38, Atualizado em 21/01/2026 às 07:41

Copa do Brasil: CBF altera regulamento e diminui exigência de estádios para primeira fase

A alteração beneficia clubes como Ivinhema e Pantanal, que passam a ter a possibilidade de sediar jogos da primeira fase em seus próprios estádios.

Cb image default
Taça da Copa do Brasil — Foto: STAFF | CBF

A alteração beneficia clubes como Ivinhema e Pantanal, que passam a ter a possibilidade de sediar jogos da primeira fase em seus próprios estádios. Antes, nenhuma praça esportiva no Mato Grosso do Sul atendia ao critério mínimo de capacidade exigido.

No entanto, segue mantida no regulamento a proibição de instalação de arquibancadas provisórias em 2026. Os mandos de campo e os confrontos da primeira fase ainda não foram sorteados pela CBF.

A primeira versão do regulamento específico da competição foi divulgada há cerca de duas semanas e previa a exigência mínima de 4 mil lugares já na primeira fase.

Em 2025, a exigência também era de 4 mil lugares, mas havia a possibilidade de utilização de arquibancadas provisórias. Essa alternativa foi usada pelo Operário-MS no duelo da primeira fase contra o Criciúma, no Estádio das Moreninhas, em Campo Grande.

Mesmo com a alteração, os times de Mato Grosso do Sul ainda podem enfrentar dificuldades nas fases seguintes, já que nenhuma praça esportiva no Estado possui, atualmente, liberação para receber público mínimo de 4 mil torcedores.

O Operário-MS entra diretamente na segunda fase. Caso Ivinhema e Pantanal avancem, a situação será a mesma.

Na última semana, o presidente da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), Estevão Petrallás, destacou durante visita às obras do Estádio das Moreninhas, antes do início do Campeonato Sul-Mato-Grossense, que pretendia buscar uma solução.

– A Federação tem a obrigação de ajudar os clubes. Quero buscar uma solução [junto à CBF] – afirmou na ocasião.

Com informações do ge

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.