Publicado em 24/02/2013 às 13:03, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24
Nova Notícias - Todo mundo lê
Deu a lógica no choque de opostos da última rodada da fase de classificação da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca. O Flamengo, time de melhor campanha da competição, derrotou o Olaria, equipe de pior desempenho, por 2 a 0 na noite deste sábado no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.
Renato Abreu foi o grande nome da noite, marcando os dois gols dos flamenguistas, que terminam esta etapa na primeira posição do Grupo B com 22 dos 24 pontos possíveis. Já a equipe da Rua Bariri tem apenas três pontos no Grupo A e começa a se preocupar seriamente com o rebaixamento.
A partida começou com o Flamengo tendo mais volume de jogo, mas com o Olaria congestionando o meio-de-campo e tentando encontrar um erro do rival. Por muito pouco a estratégia não deu certo aos oito minutos, quando Waldir roubou a bola do chileno Marcos González e acionou Leozinho, que chutou cruzado de dentro da área e forçou uma grande defesa do goleiro Felipe. Porém, a equipe da Rua Bariri devolveu a gentileza aos 14 minutos. Carlos Eduardo se aproveitou de um deslize de Cléberson, tomou a bola do defensor e chutou para o arqueiro Moreno defender.
Se tinha algum problema para conseguir furar a congestionada defesa do Olaria, o Flamengo teve méritos ao usar a jogada de bola parada para abrir o marcador, aos 22 minutos. Carlos Eduardo cobrou falta da direita, Renato Abreu de antecipou à zaga e cabeceou para o fundo da rede. A estratégia voltou a surtir efeito dois minutos depois, quando o próprio Renato Abreu cobrou falta da entrada da área e marcou um golaço. O meia colocou força e jeito na bola, que morreu no canto esquerdo de Moreno.
Muito fraco tecnicamente, o Olaria vivia das jogadas individuais de seu principal destaque, Léo Rocha, meia que errou um pênalti no ano passado, quando defendia o Treze-PB, ao tentar uma cavadinha diante do goleiro Jéfferson, do Botafogo. O time paraibano acabou eliminado da Copa do Brasil e o jogador foi dispensado ainda no vestiário.
No time da Rua Bariri ele vem tentando dar a volta por cima dando alguns passes precisos, como aos trinta minutos, quando acionou Waldir na área, mas o atacante acabou chutando para fora. O Olaria voltou a assustar aos quarenta minutos, quando Calisto cobrou falta à direita de Felipe.
O Flamengo ainda desperdiçou uma grande oportunidade antes do intervalo. Aos 42 minutos, após bela tabela com João Paulo, Rafinha cruzou rasteiro, Hernane escorou e o goleiro fez uma grande defesa.
Na volta para o segundo tempo o que se viu foi o Olaria tentando esboçar uma pressão, enquanto que o Flamengo nitidamente tirou o pé do acelerador. Cenário para que a equipe da Rua Bariri criasse algumas oportunidades, como aos oito minutos, quando Lenine recebeu passe na área, dominou e chutou para Felipe operar um verdadeiro milagre.
Porém, apesar de ter diminuído o ritmo, o Flamengo era tão superior que quando ameaçava no ataque já criava sérios problemas, como aos 15 minutos, quando Renato Abreu acionou Rafinha, que chutou para fora. No minuto seguinte Ibson recebeu cruzamento, dominou na área e chutou à direita de Moreno.
A resposta do Olaria veio aos 31 minutos, quando Emílio chutou e acertou a trave de Felipe. A última chance do jogo foi de Renato Abreu, que cobrou falta da entrada da área, de forma rasteira, mas Moreno impediu uma derrota por um placar mais dilatado.
O Flamengo agora fica na expectativa da rodada deste domingo para conheceu seu adversário do próximo fim de semana pelas semifinais. O rival será Botafogo, Vasco ou Madureira. Já o Olaria se prepara para a estreia na Taça Rio, segundo turno do Estadual, em março, diante do Madureira, na Rua Bariri.