Ao fim da 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, Wilson Seneme, chefe da comissão de arbitragem da CBF, afirmou que os árbitros que cometerem erros graves serão afastados e que devem retomar ao trabalho na Série C antes de voltar à primeira divisão. Na segunda-feira, a CBF anunciou o afastamento do árbitro Bruno Arleu, após lance polêmico no jogo entre Santos e Goiás.
CBF diz que houve “erro claro” em pênalti do Santos contra o Goiás
"Os árbitros só voltam ao campo de jogo quando estiverem preparados. Na maioria das vezes, vão voltar na Série C, na Série B, para depois demonstrar estar preparado para estar na série A".
Na última rodada, alguns lances geraram reclamações dos clubes. No jogo entre Santos 4 x 3 Goiás, o pênalti no fim do jogo foi questionado, inclusive, por Seneme. De acordo com o diretor, "apenas" sete erros graves foram diagnosticados pela comissão nos 140 jogos disputados na série A.
- Não vai haver erro zero, mas foram, até agora na série A, 140 jogos, nesses jogos, esse foi o sétimo erro grave que a gente detectou. Os outros ou os árbitros acertaram, ou foram corrigidos pelo VAR e isso tem um peso muito grande. Temos que olhar o copo meio cheio para poder avançar.
O lance em questão aconteceu aos 44 minutos do segundo tempo, quando a partida estava empatada em 3 a 3. Numa bola levantada na área do Goiás, Halter divide com Joaquim, e o zagueiro do Santos cai. O árbitro marca o pênalti em campo, é chamado pelo VAR para revisar o lance, mas mantém sua decisão.
- A gente não pode, num jogo de tão alto nível, com árbitro internacional... tem que trabalhar o árbitro para que isso não ocorra. Ele vai passar pelo programa de desenvolvimento da arbitragem para se recuperar disso - afirmou Seneme.
Sobre o período de afastamento, o diretor reafirmou que os profissionais não vão "ficar apenas uma rodada fora", mas que terão uma espécie de reciclagem.
- As pessoas ficam falando: "Ah, fica uma rodada de fora. Comeu um erro tão grande". Não é verdade. Vamos trabalhar em relação a isso. E não é assim: vai voltar daqui a pouco, só para dizer que a gente afastou. Ele tem que ser trabalhado porque aqui existe uma dificuldade de interpretação e não podemos ser irresponsáveis de voltar a colocar um árbitro se ele está com dificuldade. Isso não vamos fazer.
Fonte - GE
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.