Em material divulgado na manhã desta terça-feira (19), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) admite que a arbitragem errou ao não marcar pênalti para o Grêmio nos acréscimos da partida contra o Corinthians. No jogo disputado nesta segunda (18), pela 15ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, o árbitro Wilton Pereira Sampaio não viu irregularidade no toque de mão de Yuri Alberto.
De acordo com a análise posterior publicada pela Comissão de Arbitragem da CBF, o mineiro Emerson de Almeida Ferreira deveria ter recomendado a revisão do lance no monitor do VAR, o que não foi feito.
“O atleta número 9 da equipe de branco e preto, em ação de bloqueio, com o braço em posição antinatural e aumentando o espaço corporal, intercepta o cruzamento. O bloqueio da bola nessa ação caracteriza pênalti. Uma penalidade deveria ter sido marcada em campo de jogo. Quando não marcada, o VAR deveria recomendar revisão”, disse o responsável pela análise da CBF.
O vídeo publicado pela entidade que organiza o Brasileirão também divulgou o áudio da conversa entre os responsáveis pelo VAR no momento do lance. Apesar de ser alertado pelo assistente do VAR, Emerson de Almeida Ferreira mantém a ideia de que não foi pênalti e orienta Wilton Pereira Sampaio a dar prosseguimento ao jogo.
Veja a conversa do VAR de Corinthians x Grêmio
Emerson de Almeida: O jogador, mesmo estando com a mão nessa posição, acho que ela está natural para essa disputa de bola para a defesa. Não está com a intenção de bloquear.
Johnny Barros de Oliveira: Você acha que o braço não está muito aberto, Emerson?
Emerson de Almeida: Oi?
Johnny Barros de Oliveira: Você não acha que está muito aberto não? Que essa bola passaria se ela não bate no braço?
Emerson de Almeida: Para mim, ele não está com a intenção de bloquear. Ele está com a intenção de bloquear a bola. É diferente de bloqueio. Ele está recolhendo o braço. Ele não está indo com o braço em direção à bola. Ele está recolhendo. Wilton, lance checado. Pode jogar. O jogador está recolhendo o braço.
Conteúdo reproduzido da CNN Brasil
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.