Publicado em 11/01/2024 às 07:30, Atualizado em 10/01/2024 às 19:13
Encontro entre as duas seleções, pelas Eliminatórias, gerou diversas polêmicas
No dia 21 de novembro de 2023 , o Brasil enfrentava a Argentina no Maracanã , pelo que seria a última partida de Fernando Diniz no comando da Seleção . No entanto, o que roubou a cena naquele duelo foi o confronto entre as torcidas e também com a polícia militar do Rio de Janeiro.
A CBF foi multada em 70 mil francos suíços (cerca de R$ 402 mil) pelo Comitê Disciplinar da Fifa, segundo o "ge". A confusão atrasou a partida por 27 minutos e fez até mesmo com que os argentinos se retirassem de campo, se recusando a começar o jogo até que as coisas se acalmassem nas arquibancadas.
Esse valor de 70 mil francos suíços corresponde a duas multas diferentes. Foram 20 mil por “falta de disciplina nos arredores do estádio”, e os 50 mil restantes por “falhar em garantir a lei e a ordem no local do jogo”.
O julgamento da entidade brasileiro previa punições bem piores por conta da confusão, como perda de mando por alguns jogos, obrigação de jogar com o estádio vazio e até mesmo expulsão de algumas competições, mas a CBF foi somente multada financeiramente.
Além dessa punição, o Comitê da Fifa também revelou a punição do volante Joellinton, do Newcastle, que foi expulso na partida contra a Argentina, e vai pegar um 'gancho' de dois jogos. Com isso, o jogador não deve ser presença na próxima convocação.