Publicado em 28/08/2023 às 10:00, Atualizado em 28/08/2023 às 10:39

Brasil vence Chile e segue 100% no Sul-Americano masculino

Destaque da estreia, Felipe Roque começa no lugar de Alan e corresponde oportunidade. Seleção soma agora duas vitórias, sem perder sets

Redação,
Cb image default
Divulgação

O Brasil venceu o Chile pelo campeonato Sul-Americano masculino de vôlei neste domingo. Com a vitória por 3 a 0, parciais 25/17, 25/18 e 25/19, a seleção mantém a invencibilidade em jogos e sets no campeonato. Felipe Roque, destaque na estreia contra o Peru, ganhou a titularidade e correspondeu a oportunidade. O próximo confronto do Brasil será nesta segunda-feira, contra a Colômbia. O evento faz parte da corrida olímpica e vai até o dia 30 deste mês, no ginásio do Geraldão, no Recife.

O confronto mais esperado do Sul-Americano será entre Brasil e Argentina, na quarta-feira, às 20h30min. O clássico contra os "hermanos", que bateram os brasileiros na disputa do bronze olímpico em Tóquio 2020, deve definir o vencedor do torneio. No Sul-Americano todos os times se enfrentam e ao final das quatro rodadas, quem tiver mais pontos na classificação, leva a medalha de ouro.

Na história, a seleção jamais perdeu uma edição do campeonato. São 33 vitórias no currículo. A Argentina levou o título de 1964, quando os brasileiros não participaram.

Além do título

Além da disputa pelo título do torneio em si, há ainda uma competição paralela por pontos no ranking mundial, que pode definir quem vai aos Jogos Olímpicos de Paris. E a briga brasileira é direta com a Argentina.

A explicação é complexa. Serão 12 times em Paris. A França, dona da casa, já está garantida. Mas seis equipes se classificarão diretamente pelo Pré-Olímpico, que começa no dia 30 de setembro. As outras sairão do ranking mundial, com prioridade para os continentes que ainda não tenham conquistado vaga. Ou seja, se Brasil e Argentina não se classificarem no Pré-Olímpico, vão depender do ranking. E brigarão pela vaga prioritária para a América do Sul para não dependerem das vagas que sobrarão.

Com informações do GE