Publicado em 16/09/2023 às 13:37, Atualizado em 15/09/2023 às 21:41
O Mundial começará no dia 10 de novembro, e a grande final está marcada para 2 de dezembro
A Seleção Brasileira Sub-17 está no grupo C da Copa do Mundo Sub-17 da FIFA Indonésia 2023, ao lado de Irã, Nova Caledônia e Inglaterra. O sorteio foi realizado nesta sexta-feira (15), na sede da FIFA, em Zurique, na Suíça. Atual campeão do Mundial e do Sul-Americano, o Brasil é o cabeça de chave do grupo e está em busca do quinto título mundial da categoria.
Pela ordem do sorteio, a equipe do treinador Phelipe Leal fará sua estreia em 11 de novembro diante do Irã. No dia 14, a Canarinho volta a campo contra a Nova Caledônia. A Inglaterra será a última adversária da Seleção, no dia 17. Os dias se baseiam no horário local do país-sede. Depois, serão confirmados os horários das partidas no Brasil.
O Mundial começará no dia 10 de novembro, e a grande final está marcada para 2 de dezembro. Bandung, Surakarta, Surabaya e Jakarta são as cidades que receberão os jogos.
Líder e vice-líder de cada grupos se classificam para a próxima fase, além dos quatro melhores terceiros colocados de todo o Mundial.
O presidente da FIFA, Gianni Infantino, anunciou também que, a partir de 2025, a Copa do Mundo Sub-17 será realizada anualmente. No formato atual, a competição acontece a cada dois anos. Vale lembrar que não houve edição em 2021 em razão da pandemia de Covid-19.
Confira os grupos da Copa do Mundo Sub-17:
Grupo A
Indonésia
Equador
Panamá
Marrocos
Grupo B
Espanha
Canadá
Mali
Uzbequistão
Grupo C
Brasil
Irã
Nova Caledônia
Inglaterra
Grupo D
Japão
Polônia
Argentina
Senegal
Grupo E
França
Burkina Faso
Coreia do Sul
Estados Unidos
Grupo F
México
Alemanha
Venezuela
Nova Zelândia
Treinador da Seleção Brasileira Sub-17, Phelipe Leal comentou o sorteio da FIFA e exaltou a qualidade das 24 seleções garantidas na Copa do Mundo.
"A Copa do Mundo enfim iniciou. É um dia importante para todos os envolvidos no Mundial, o sorteio sempre gera expectativa e ansiedade", afirmou.
"Todos os adversários classificados têm a sua importância e merecem estar onde estão. Serão tratados com o mesmo respeito e nível de atenção para que não sejamos surpreendidos e estejamos prontos no dia 11 (estreia do Brasil) para passo a passo iniciar a nossa história", disse.