Publicado em 27/10/2013 às 07:30, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24

Barcelona vence Real Madrid e mantém ponta

Nova Notícias - Todo mundo lê

Redação, Terra

Neymar mostrou suas credenciais neste sábado e resolveu o maior clássico do Campeonato Espanhol, na primeira vez que disputou um Barcelona x Real Madrid na carreira. Em uma noite de pouquíssimo brilho do argentino Lionel Messi, o atacante brasileiro marcou um gol e deu uma assistência para a vitória da equipe catalã por 2 a 1 sobre os arquirrivais, em resultado que manteve o clube azul-grená isolado na primeira posição da carreira.

O gol de Neymar saiu logo aos 18min de jogo. O meia Andrés Iniesta avançou diante de três marcadores e abriu na esquerda. O atacante brasileiro encarou a marcação, tentou uma finalização colocada e ainda foi beneficiado por um desvio no zagueiro Raphael Varane para vencer o goleiro Diego López.

O Real Madrid, que começou a partida sem um atacante de referência e com o galês Gareth Bale apagado no clássico, só foi construir sua chance mais perigosa depois da saída do jogador mais caro do mundo. O francês Karim Benzema, que entrou no lugar do britânico ex-Tottenham, arriscou uma bomba de fora da área e acertou o travessão aos 27min do segundo tempo.

Logo em seguida, o treinador Gerardo Martino recuou o Barça ao sacar Iniesta para a entrada do camaronês Alexander Song. A alteração deu resultado: mesmo sem o cérebro da equipe, o time anfitrião ampliou a vantagem em um contragolpe. Neymar fez lançamento preciso para o chileno Alexis Sánchez, que fintou para cima de Varane e, de fora da área, deu um toque de cobertura sobre Diego López.

Já no final do clássico, outro lance que chamou a atenção foi um drible desconcertante do lateral direito Daniel Alves para cima de Cristiano Ronaldo. No campo de ataque do Barça, o brasileiro gingou para cima do craque do Real Madrid, passou a bola por baixo das pernas do português e invadiu a área, mas Diego López conseguiu executar a defesa.

Antes do apito final, Martino sacou Neymar para entrada do atacante espanhol Pedro e permitiu que o brasileiro saísse ovacionado do Camp Nou, após a atuação decisiva em seu primeiro Barça x Real na carreira. O time madrileno, por sua vez, conseguiu descontar aos 46min com o jovem Jesé, em jogada de contragolpe.