O São Paulo não conseguiu resistir à pressão fora de casa nesta quinta-feira e foi derrotado por 2 a 1 pelo Arsenal de Sarandí, em Buenos Aires, em jogo válido pela quarta rodada do Grupo 3 da Copa Libertadores da América. O time argentino conseguiu o gol da vitória aos 39min do segundo tempo, complicando os comandados de Ney Franco na chave e garantindo o Atlético-MG como líder da chave, com duas jornadas de antecedência.
O empate na Argentina embolou a chave, que já tinha o Atlético-MG classificado com 12 pontos desde a vitória de quarta-feira fora de casa sobre o Strongest. Inalcançável, o time de Cuca observa a briga acirrada entre os três adversários pela segunda vaga: o São Paulo, apesar da derrota, permaneceu na segunda posição com quatro pontos - mesma quantidade do Arsenal, que possui pior saldo de gols. O representante boliviano do Grupo 3 aparece na lanterna com três, mas com chances reais de classificação.
Ney Franco resolveu inovar diante dos desfalques de Wellington e Luís Fabiano, suspensos, e mudou totalmente o esquema de jogo do São Paulo, abrindo mão do 4-3-3 e colocando em campo um time com a formação 3-5-2. As alterações não deram certo em um primeiro momento, apesar do primeiro tempo movimentado no Estádio Julio Grondona.
O treinador desfez parte das mudanças no início do segundo tempo, sacando o zagueiro Lúcio e o lateral direito Douglas para as entradas dos meias Maicon e Paulo Henrique Ganso, respectivamente. Ainda assim, quem marcou o primeiro gol da partida foi o Arsenal, aos 20min da etapa final, com Ortíz, após confusão na área tricolor e uma boa defesa do goleiro Rogério Ceni.
No entanto, o empate do time brasileiro veio logo depois, aos 26min. Osvaldo fez boa jogada pela esquerda e cruzou rasteiro para a área. Aloísio precisou finalizar de duas tentativas (a primeira finalização foi defendida pelo goleiro Campestrini) para cabecear para a rede e igualar o marcador.
As duas equipes tiveram oportunidades claras de gol nos últimos minutos de jogo. O Arsenal parou em Rogério Ceni, que conseguiu inclusive uma defesa impressionante aos 33min, em cabeçada de Furch, enquanto o São Paulo viu Aloísio, em um lance esquisito aos 37min, limpar do goleiro na pequena área e observar a bola se encaminhar para o gol até um zagueiro salvar quase sobre a linha.
O gol que fechou o placar saiu aos aos 39min no Estádio Julio Grondona: a defesa tricolor afastou mal e Braghieri pegou a sobra. O zagueiro acertou um belo chute e garantiu a vitória do Arsenal.
O São Paulo volta a campo pela Libertadores somente em 4 de abril, em outro desafio complicado: enfrenta o Strongest nos 3,6 mil metros de altitude do Estádio Hernando Siles, em La Paz. Já o Arsenal vai à Arena Independência um dia antes encarar o Atlético-MG.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.