A Grécia até ameaçou aprontar das suas quando empatou o placar depois que a Alemanha abriu o marcador no primeiro tempo. O time germânico, porém, tratou de afastar a zebra com mais três gols que definiram a goleada por 4 a 2 e garantiram seu lugar na semifinal da Euro 2012.Início apressado da AlemanhaA postura prevista por todos os analistas antes do jogo se confirmou desde o início de partida. A Alemanha partiu para cima de uma Grécia toda encolhida em seu campo, apostando em um lance de contra-ataque para surpreender a favorita.Os alemães cometeram um erro principal nos primeiros minutos de partida, o de apressar demais a definição das jogadas. Diante do paredão grego na marcação, a Alemanha errava demais o primeiro passe por tentar forçá-lo, sem paciência para trabalhar mais a bola.Nas raras vezes em que acertava este passe, até pelo risco em sua execução, a Alemanha conseguia encontrar espaços. A regra dos movimentos iniciais, porém, foi ver uma Alemanha errando demais e pouco criando diante da retranca grega.
Um momento de pressão
Por volta dos 20 minutos da primeira etapa, a Alemanha teve seu melhor momento no jogo, contando com a movimentação intensa de Özil e Reus para combinar jogadas ofensivas envolventes, com trocas de passe em velocidade.
Assim, em um período curto de tempo, os alemães criaram várias chances de gol e levaram o técnico Joachim Löw à loucura com o desperdício de todas elas.
Lahm abre o placarQuando a Alemanha já caía de rendimento na partida e o jogo parecia encaminhar-se para um 0 a 0 no intervalo, um chute de fora da área deu a vantagem ao time germânico.
Lahm recebeu na intermediária, avançou e disparou um chute forte. O goleiro Sifakis até encostou na bola para tentar a defesa, mas acabou aceitando e a bola entrou no canto direito para decretar o 1 a 0 no marcador, aos 38 minutos do primeiro tempo.
A Grécia ameaça, a Alemanha respondeO início do segundo tempo mostrou a Alemanha ainda tomando a iniciativa ofensiva da partida, apesar da vantagem de 1 a 0. O time germânico parecia prestes a ampliar o marcador nos primeiros minutos de segundo tempo, mas um contra-ataque grego acabou empatando o marcador.
Fotakis, que entrou no intervalo, fez grande lançamento para Salpingidis do lado direito. Ele avançou, chegou à linha de fundo e cruzou rasteiro para Samaras entrar de carrinho e mandar para as redes, aos nove minutos, fazendo 1 a 1.
A comemoração grega, porém, não durou muitoem um intervalo de menos de 15 minutos, a Alemanha marcou três gols e abriu uma vantagem definitiva no placar.
O gol que recolocou a Alemanha na frente saiu aos 16, quando depois de uma longa troca de passes, a bola chegou do lado direito para Boateng. Ele levantou para a área e Khedira pegou de voleio, alto, para fazer 2 a 1.
Não demorou muito e veio o terceiro. Özil cobrou falta para a área e Klose aproveitou a saída em falso de Sifakis para cabecear para o gol vazio. Aos 28, viria quarto gol, em um contra-ataque rápido em que Özil acionou Klose na área. Ele chutou, Sifakis espalmou, mas no rebote Reus não esperou a bola quicar e bateu firme. A bola ainda bateu no travessão antes de entrar. 4 a 1.
Pênalti e gol gregoQuando o jogo já se encaminhava para o final, a Grécia ainda conseguiu diminuir o marcador em uma pênalti polêmico. A bola bateu na mão de Boateng dentro da área e o árbitro apontou a marca da cal.Salpingidis bateu com categoria, no canto esquerdo, para dar números finais ao placar em 4 a 2, aos 42 do segundo tempo.