Publicado em 14/10/2015 às 07:31, Atualizado em 27/07/2016 às 11:23
Nova Notícias - Todo mundo lê
O crédito mais escasso e caro e a queda na renda real dos consumidores reduziram as vendas do comércio de todo o país na semana do Dia das Crianças. De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento caiu 4,7% entre os dias 5 e 11 de outubro, na comparação com período equivalente de 2014 (6 a 12). O resultado foi o pior já registrado desde o início da pesquisa, em 2006, e única retração da série histórica. Considerando somente a cidade de São Paulo, as vendas na semana do Dia das Crianças caíram 4,8% ante a mesma semana do ano passado. No fim de semana da data, as vendas tiveram queda de 5,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Na avaliação dos economistas da consultoria de crédito Serasa Experian, além do crédito e da renda desfavoráveis, o desempenho na data comemorativa sofreu os efeitos da perda de confiança dos consumidores e aumento do desemprego - que desestimularam os gastos nas lojas.