Publicado em 19/05/2015 às 16:47, Atualizado em 27/07/2016 às 11:23
Nova Notícias - Todo mundo lê
Acordo assinado entre Brasil e China nesta terça-feira (19) permite a oito frigoríficos brasileiros exportar carne bovina para o país asiático, segundo o Ministério da Agricultura.
O acordo, que tem o nome técnico de Protocolo de Requisito de Saúde e Quarentena, foi um dos 35 assinados entre o governo brasileiro e o chinês por ocasião da visita do primeiro-ministro Li Keqiang a Brasília.
Em dezembro de 2012, após uma suspeita não confirmada de registro de mal da vaca louca no Paraná. a China suspendeu a compra de carne do Brasil.
O embargo comercial foi suspenso em julho e retirado oficialmente em novembro do ano passado, mas, para exportar, os produtores de carne brasileiros necessitam de uma habilitação concedida pelo governo chinês.
"A assinatura do protocolo criará um ato jurídico necessário para a retomada das exportações de carne bovina para a China de forma sustentável e será implementada imediatamente com a habilitação feita pela China nos primeiros oito estabelecimentos exportadores brasileiros", afirmou a presidente Dilma Rousseff em declaração à imprensa após a assinatura dos atos.
Dilma disse que outros nove frigoríficos estão "na fila", à espera de autorização das autoridades chinesas a fim de exportar carne para aquele país.