Publicado em 17/01/2013 às 19:00, Atualizado em 27/07/2016 às 11:23
Nova Notícias - Todo mundo lê
Mato Grosso do Sul já colheu cerca de 7% da área cultivada com soja na safra 2012/2013, que foi de aproximadamente 2,1 milhões de hectares. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (16), pela Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS), durante a abertura oficial da colheita do grão no estado, em uma fazenda do município de Bandeirantes.
Sobre a safra, Dalpasquale reiterou os dados apresentados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em seu último levantamento. A projeção é de que a safra chegue aos 6,051 milhões de toneladas, o que vai representar um incremento de 30,7% em relação aos 4,628 milhões de toneladas produzidas em Mato Grosso do Sul no ciclo passado. A produtividade também deve ter um incremento, 17,6%, passando de 2,5 mil quilos por hectare para 3 mil quilos por hectare.
Mesmo com a produção pouco abaixo do esperado, Dalpasquale comemora os indicativos de uma safra recorde no estado e a manutenção de bons preços para o produtor. Conforme ele, a saca está sendo comercializada no patamar de R$ 55 o que representa um valor 30,9% maior do que os cerca de R$ 42 do início da colheita no ciclo anterior.
Com essa valorização, o presidente da Aprosoja/MS comenta que cerca de 45% da safra que está sendo colhida no estado já foi vendida antecipadamente pelos produtores, que aproveitaram os recursos e investiram principalmente na compra de insumos para o próximo ciclo produtivo.
Esse foi o caso de Carlos Antonio Brauner, proprietário da área de 330 hectares, onde foi aberta oficialmente a colheita nesta quarta-feira. O agricultor, que somando todas as suas áreas tem 2,5 mil hectares cultivados com soja, vendeu antecipadamente 40% de sua safra em razão dos bons preços do mercado.
Brauner revela que vai concluir a colheita da soja e já iniciar o plantio da safrinha de milho. Assim como na oleaginosa, ele vai apostar em variedades super precoces para iniciar a colheita do grão já no mês de junho.