Publicado em 17/02/2015 às 12:02, Atualizado em 27/07/2016 às 11:23
Nova Notícias - Todo mundo lê
Mato Grosso do Sul está entre os 17 estados brasileiros que fecharam com as contas no vermelho, no ano passado. A exemplo do que ocorre com o governo federal, desequilíbrios orçamentários herdados dos mandatos anteriores estão disseminados entre os estados e têm obrigado os governadores a tomar medidas impopulares de ajuste.
Levantamento feito pela Folha mostra que 17 dos 27 governadores publicaram, nas últimas semanas, balanços financeiros os quais mostram que suas contas estão deficitárias. Na lista, está Mato Grosso do Sul, que fechou 2014 com deficit de R$ 18 milhões no caixa.
Dito de outra maneira, as receitas desses estados foram insuficientes para cobrir as despesas com pessoal, custeio administrativo, programas sociais e investimentos.
Trata-se de algo inédito desde que a Lei de Responsabilidade Fiscal, aprovada em 2000, impôs regras para disciplinar as finanças públicas.
Em 2011, primeiro ano das administrações passadas, apenas dois governadores registraram saldo negativo e precisaram se endividar para financiar gastos cotidianos e obras de infraestrutura. (Com informações do Jornal Correio do Estado).