Publicado em 24/05/2012 às 14:03, Atualizado em 27/07/2016 às 11:23

Ministério vai abrir inquérito para investigar monopólio de frigoríficos

Nova Notícias - Todo mundo lê

Redação, Correio do Estado

O secretário de direitos econômicos do Ministério da Justiça, Vinícius Carvalho, disse que vai investigar a concentração de mercado pela JBS em Mato Grosso do Sul. “Vou tomar duas medidas de curto prazo”, explica.

Para definir possíveis medidas contra o frigorífico, Carvalho informou que vai abrir inquérito setorial “para apurar possíveis condutas anti-competitivas que estejam acontecendo no setor”.

A segunda medida é em relação aos casos de fusão e compra, que serão analisados pelo Conselho Administrativo de Direitos Econômicos (Cade). “Vai ser verificada a necessidade de compensações pelos danos ao mercado”, finaliza Carvalho. A aquisição do frigorífico Independência pelo JBS foi o chamariz da discussão. 

Medidas como exigir que a planta não funcione na capacidade máxima ou mesmo proibir a aquisição foram debatidas, mas o secretário antecipou: “Não quero tirar conclusão precipitada se há ou não irregularidade. Depois do inquérito vamos ter uma conclusão embasada”, argumenta, dizendo que as investigações devem ser concluídas até o fim do ano.