Buscar

23/07/2025 às 15:41, Atualizado em 23/07/2025 às 17:44

Medicamentos sobem mais que a inflação no primeiro semestre de 2025, aponta Fipe

Apesar da alta no semestre, os dados apontam uma desaceleração no ritmo de crescimento dos preços nos últimos 12 meses.

Cb image default
Foto: reprodução/Pexels

Os preços dos medicamentos encerraram o primeiro semestre de 2025 com alta de 3,59%, superando a inflação oficial do país, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que ficou em 2,99%. É o que revela um levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), em parceria com a healthtech Bionexo.

O aumento foi puxado, principalmente, pelo encarecimento de medicamentos hospitalares, especialmente de grupos terapêuticos como imunoterápicos, vacinas e antialérgicos, que registraram uma alta expressiva de 20,07% nos primeiros seis meses do ano. Em seguida, aparecem os remédios voltados ao aparelho geniturinário (+5,55%), preparados hormonais (+5,51%), medicamentos para o sistema respiratório (+1,66%) e agentes antineoplásicos (+1,63%).

De acordo com Bruno Oliva, economista e pesquisador da Fipe, a elevação nos preços já era esperada em razão da sazonalidade do setor, mas fatores macroeconômicos também influenciaram o cenário. “É possível mencionar o movimento de apreciação da moeda brasileira frente ao dólar americano nos últimos meses, bem como o arrefecimento de diversos preços no Brasil e no mundo”, afirmou.

Apesar da alta no semestre, os dados apontam uma desaceleração no ritmo de crescimento dos preços nos últimos 12 meses. O Índice de Preços de Medicamentos para Hospitais (IPM-H) subiu 2,72% no período encerrado em junho. A variação é menor do que a registrada nos 12 meses encerrados em abril (+5,03%) e em maio (+3,84%).

Os resultados reforçam a importância do monitoramento constante dos custos no setor de saúde, sobretudo em tempos de instabilidade econômica e câmbio volátil, que impactam diretamente a cadeia de produção e distribuição de medicamentos no país.

Com informações do SBT News

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.