Publicado em 30/11/2013 às 17:30, Atualizado em 27/07/2016 às 11:23
Nova Notícias - Todo mundo lê
A Petrobras anunciou ontem, após a reunião do Conselho de Administração, em São Paulo, que vai reajustar os preços da gasolina em 4% e do óleo diesel em 8% nas refinarias, valores que, em Mato Grosso do Sul, devem ser repassados ao consumidor nas bombas. Os novos valores entrarão em vigor hoje. A estatal divulgou fato relevante para comunicar a decisão
No comunicado, a empresa afirma que os reajustes já fazem parte de uma nova política de preços, que, entre outros objetivos, busca alcançar a convergência dos preços no Brasil com as referências internacionais.
Ainda não está claro, no entanto, se o método aplicado é o mesmo que estava em negociação com o governo, que previa reajustes automáticos, baseados em fatores como os preços internacionais. Isso porque a companhia afirmou que os detalhes da metodologia serão estritamente internos, por razões comerciais.
Seguindo recomendação de seu Conselho de Administração, por razões comerciais, os parâmetros da metodologia de precificação serão estritamente internos à Companhia. Caberá ao Conselho de Administração avaliar a eficácia da política de preços da Petrobras por meio da evolução dos indicadores de endividamento e alavancagem da Companhia, diz a nota.
O último reajuste da gasolina, de 6,6%, foi no dia 30 de janeiro. Já o diesel teve no mesmo dia aumento de 5,4% e outro de 6% em 6 de março.
Atualmente, a defasagem dos preços da gasolina vendida nas refinarias da Petrobras em relação ao mercado internacional está em torno de 15% e do diesel em 20%.
Como tem vendido no mercado interno o combustível a preço inferior do que tem comprado no exterior, a petroleira tem acumulado prejuízos.