Publicado em 07/06/2022 às 07:42, Atualizado em 06/06/2022 às 20:45

Excesso de oferta e preços baixos dos suínos aumentam crise no setor

Atualmente o Paraná é o maior produtor da proteína no país

Redação,
Cb image default
Foto - Reprodução  Embrapa

A carne suína, que desde 2016 tem seguido em expansão no mercado, sofre uma crise agravada pela queda no poder aquisitivo da população e aumento no custo da produção, segundo a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS).

Entre 2016 e 2021, a produção de carne suína no Brasil teve aumento de 30%, entretanto, do fim de 2021 até esse início de 2022 a situação se inverteu e o mercado requer maior atenção.

O excesso de oferta e os preços baixos dos suínos estão aumentando o cenário de crise no setor, outro fator que tem interferido é a queda na exportação para a China, além da guerra na e a quebra na safra de grãos com as últimas secas

Atualmente o Paraná é o maior produtor da proteína no país e, segundo Jacir Dariva, presidente da Associação Paranaense de Suinocultura (APS), a previsão para os próximos meses é de aumento na oferta e no estoque de carne nas granjas e nos frigoríficos, apertando ainda mais a margem do produtor.

Isso só deve mudar no fim do ano, onde se espera a redução na oferta e equilíbrio no mercado. Até lá o mercado requer atenção, principalmente para o produtor independente que é o mais afetado pela crise.

*Com informações do Canal Rural