Publicado em 02/08/2019 às 07:14, Atualizado em 02/08/2019 às 01:09

Dia dos Pais deve movimentar R$ 163,7 milhões na economia de MS

Gastos com presentes e comemorações terão aumento de 20%.

Redação,

Dia dos Pais, que neste ano será comemorado no dia 11 de agosto, deve movimentar R$ 163,7 milhões na economia de Mato Grosso do Sul, com gastos entre presentes e comemorações, volume 20,38% maior do que o estimado no mesmo período do ano passado. É o que aponta levantamento divulgado hoje pela Fecomércio, em parceria com o Sebrae.

Conforma a pesquisa, do montante, R$ 89,86 milhões serão destinados a compra de presentes e R$ 73,94 milhões às comemorações. Tanto o percentual de consumidores que pretendem comprar quanto os que vão comemorar a data e maioria deve gastar entre R$ 51 e R$ 100.

Para os que vão presentear, roupas são preferência de 29,46%, seguido por perfumes e cosméticos (16,01%) e calçados (15,29%).

Quanto aos locais de compra, o centro continua sendo a opção da maioria, mas os shoppings também devem aumento no movimento, além de crescimento considerável no contingente que vai comprar na internet, de 5% em 2018 para 12% neste ano.

A pesquisa aponta que o cenário positivo em 2019 é apontado pelos entrevistados pela melhoria na situação econômico-financeira. Além disto, a melhoria do relacionamento entre pais e filhos é citada como outro fator para aumento na intenção de compras na data.

A projeção anima o comércio, já que há a expectativa de aumento nos gastos por parte dos consumidores.

“A data se projeta como um importante momento para o comércio e também para o segmento de serviços, diante da disposição do consumidor, inclusive notamos que em alguns municípios como Dourados e Ponta Porã a movimentação do Dia dos Pais vai superar a o Dia das Mães”, observa o presidente do Instituto de Pesquisa da Fecomércio, Edison Araújo.

Já a economista Daniela Dias afirma que os números são importantes para nortear os comerciantes. “, quando perguntado ao consumidor quais elementos que podem definir as compras, o preço aparece reforçando a necessidade de uma estratégia de divulgação das promoções”, disse.