Buscar

07/09/2016 às 16:00, Atualizado em 07/09/2016 às 16:58

Veja 5 atitudes que só prejudicam a carreira

Há cinco posturas que parecem inofensivas, mas são altamente prejudiciais para a carreira, segundo Elisângela Lima, master coach e psicóloga consultora da RH Lima Fávaro.

Veja abaixo o que a coach considera prejudicial e dicas dela para mudar a situação:

Só dizer sim

Flexibilidade é uma característica muito bem vinda no ambiente corporativo, mas ser ilimitadamente flexível pode trazer mais perdas do que ganhos para a vida profissional. Se disser sim para tudo vai acabar perdendo o foco, atrasando as entregas e se sentindo totalmente sobrecarregado. Melhor prestar atenção em sua necessidade de aceitação e reconhecimento ou até mesmo na falta de definição de foco e prioridades.

Trabalhar sem um objetivo maior

A necessidade de ganhar um salário para pagar as contas faz com que muita gente não saiba onde quer chegar profissionalmente. É preciso olhar o que é importante, eleger prioridades e montar um plano de desenvolvimento pessoal e profissional estipulando evidências de que está evoluindo. Não adianta ter metas e não saber se está ou não chegando lá. Para ter uma carreira de sucesso e ser feliz é preciso ter expectativas elevadas, estados emocionais positivos, evidências de que está atingindo os objetivos. Nada de pensar pequeno.

Falta de proatividade

Quem não tem proatividade muitas vezes fica estacionado no mesmo lugar por anos esperando que qualquer coisa caia do céu. A dica para mudar essa postura é conhecer a base profissional e pessoal.

Você não é proativo porque é inseguro? Em quais itens você ainda tem insegurança em sua rotina diária? O que você controla e o que não controla em sua vida? Depois de descobrir os motivos, a recomendação é tentar primeiro resolver a base para, em seguida, trabalhar a proatividade através de um levantamento das metas de performance e as de aprendizado que pretende ter em sua vida pessoal e profissional.

Não desenvolver o autoconhecimento

Quando você não conhece bem suas emoções e suas falhas técnicas e comportamentais muitas vezes pode se deixar levar por emoções primárias, como raiva, inveja, angústia e frustrações. Se esses sentimentos não forem percebidos rapidamente podem virar uma bomba-relógio no trabalho ou em qualquer outro lugar. Outro ponto delicado da falta de autoconhecimento é não saber o que, de fato, é importante para você. É preciso conhecer seus valores para saber o que gera e o que não gera motivação intrínseca. Portanto, pergunte-se: quais são seus valores reais? Quais são seus valores ideais? A fórmula da motivação é a vivência de seus valores reais e a perspectiva de vivenciar os valores ideais.

Introversão ou extroversão em excesso

O caminho é o “rio do meio”. A tendência das pessoas introvertidas é a de buscar a verdade dentro delas. Por serem pessoas muito analíticas, tentem a acreditar que as respostas estão dentro delas. Elas cometem um erro ao deixar de aproveitar o potencial das pessoas que estão ao lado para resolver tudo sozinhas. Os excessivamente extrovertidos, por outro lado, normalmente têm tanta necessidade de aceitação que acabam querendo chamar a atenção do grupo a qualquer custo e aí cometem alguns exageros em seu perfil de extroversão como impulsividade, prolixidade, entre outros.

A dica é clara: nem tanto para um lado, nem tanto para o outro, aceitar a essência de seu perfil e buscar um frequente feedback de pessoas próximas e amigas ajuda muito no equilíbrio.

Conteúdo - Correio do Estado

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.