Buscar

26/03/2025 às 12:08, Atualizado em 26/03/2025 às 12:09

Trabalhador morre após ser atacado por enxame de abelhas em fazenda

O incidente aconteceu ontem

Renato Teixeira Breda, de 38 anos, morreu na tarde de terça-feira (25) após ser atacado por um enxame de abelhas na Fazenda Dois Irmãos, em Coxim.

Conforme o site Coxim Agora, Renato era trabalhador rural e fazia atividades no campo quando foi surpreendido pelas abelhas. O rapaz tentou fugir para uma área de mata depois do ataque.

Testemunhas acionaram a equipe de resgate, mas ele não foi localizado de imediato devido à dificuldade de acesso.

Horas depois, Renato foi socorrido e levado ao Hospital Municipal, em estado crítico. Familiares informaram que ele era alérgico a picadas de abelhas, o que agravou sua condição. Ao chegar na unidade de saúde, ele já estava sem sinais vitais. O caso foi registrado pela Polícia Civil.

Em números - Mato Grosso do Sul tem enfrentado crescimento nos acidentes com abelhas, segundo a SES (Secretaria Estadual de Saúde), por meio do Ciatox-MS (Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Mato Grosso do Sul). Entre 2023 e 2024, foram registrados cerca de 1.200 casos.

Campo Grande lidera as notificações, seguida por Três Lagoas e Corumbá, e a média no Estado já ultrapassa um caso por dia. Esta semana, idoso, de 76 anos, foi socorrido com graves ferimentos depois de ser atacado por enxame de abelhas-europa, no Bairro Vale do Taquari, também em Coxim.

Recomendações - Não tente remover, capturar ou espantar colmeias por conta própria; é necessário manter a calma em caso de ataque e evitar movimentos bruscos, pois eles podem atrair mais abelhas. Se possível, proteja o rosto e o pescoço com um pano e afaste-se rapidamente.

Tome cuidado com roupas e perfumes. Cores vibrantes, fragrâncias intensas e sons altos podem atrair enxames e aumentar o risco de ataques. Atenção ao horário de maior atividade das abelhas: Entre 10h e 15h, com temperaturas mais altas e maior luminosidade, as abelhas estão mais ativas e propensas a reações defensivas.

Importância do atendimento médico imediato: Pessoas alérgicas devem buscar ajuda rapidamente ao serem picadas. Em casos de múltiplas ferroadas, o atendimento deve ser prioritário para evitar complicações.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.