Publicado em 28/03/2019 às 14:30, Atualizado em 28/03/2019 às 01:10
Bloqueio é feito após consentimento de consumidores, que não querem receber ligações de determinadas empresas.
O Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) já bloqueou 21.352 telefones de 602 fornecedores desde que criou o programa que impede ligações de telemarketing, que não são bem vindas pelos consumidores. Esta medida (bloqueio) já existe há dez anos.
Segundo o órgão, já existem 22.620 telefones e 10.496 usuários cadastrados no chamado Bloqtel (Cadastro para o Bloqueio do Recebimento de Ligações de Telemarketing) onde os consumidores entram em contato com o Procon e impedem que empresas de telemarketing realizem ligações, não autorizadas, para vender produtos ou serviços.
Em levantamento feito pelo Procon-MS, foi registrado 97 denúncias neste ano de ligações irregulares, que segundo o órgão, tiveram em maioria ações de empresas de telefonia como Vivo e Claro, sendo a primeira com 29 e a segunda 19. Os outros são bancos e estabelecimentos comerciais, que oferecem produtos e cartões de crédito.
Para o superintendente do Procon, Marcelo Salomão, muitos consumidores não conhecem a lei estadual, que proíbe empresas de tentar vender serviços e produtos, sem o devido consentimento. Aqueles que não querem receber tais ligações, devem entrar em contato com o órgão, e fazer parte desta cadastro, citando as empresas que não quer ser incomodado.
“Muitos desconhecem a existência deste tipo de serviço as pessoas ficam reféns de empresas que, repetidamente, ligam na tentativa de oferecer algo que não é do interesse do consumidor”, ressaltou ele. A lei 3.641, de fevereiro de 2009, é que regulamenta este bloqueio de ligações.
Fonte - Campograndenews