Publicado em 28/09/2024 às 16:12, Atualizado em 28/09/2024 às 18:22
As urnas serão utilizadas nos três municípios pertencentes a 5ª Zona Eleitoral
As mais de 200 urnas que serão utilizadas nas Eleições 2024 em Nova Andradina, Batayporã e Taquarussu começaram a serem preparadas para a votação, que acontece no dia 6 de outubro entre as 07h as 16h (MS).
Servidoras e servidores da 5ª Zona Eleitoral estão trabalhando nessa atividade, essencial para garantir que os mais 48 mil eleitores dos três municípios possam exercer o direito ao voto. Conforme apurou o Nova Noticias junto a Cartório Eleitoral, o trabalho também conta com o apoio de servidores cedidos por outros órgãos públicos.
Durante o procedimento de carga, as urnas recebem o sistema de votação, dados de todas as candidatas e candidatos e das eleitoras e eleitores. Também é inserida a mídia de resultados, onde serão gravados os votos registrados em cada urna.
Por último, as urnas recebem oito lacres. São eles que garantem que os equipamentos ficarão invioláveis até o dia da votação. No dia da eleição, em cada seção eleitoral, todos esses lacres são verificados pelos mesários antes do início da votação. Se algum deles estiver danificado ou violado, a urna é substituída por uma de reserva, que também esta passando pelo mesmo processo de preparação.
Segundo o Chefe do Cartório Eleitoral, em Nova Andradina, Pablo Felipo Amorim Gomes, todas as urnas eletrônicas a serem utilizadas ficarão armazenadas em locais com vigilância 24h. Elas serão distribuídas para os locais de votação a partir da próxima quarta-feira, dia 02 de outubro. Conforme Amorim, as urnas serão entregues aos presidentes aqui na região até o próximo dia 04 de outubro.
Fiscalização
Em Nova Andradina, o procedimento de carga das urnas neste sábado de manhã, foi acompanhada pela Juíza Eleitoral, Dra. Cristiane Aparecida Biberg de Oliveira, um representante do Ministério Público, candidato vice-prefeito pelo PRD, Coronel Nilvo Vicente Perlin, chefe do Cartório Eleitoral Pablo Felipo, pelo presidente da 7ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Stênio Parron, Imprensa, entre outras pessoas presentes no ato.
Com informações do TRE e TSE