Buscar

06/07/2023 às 15:30, Atualizado em 06/07/2023 às 13:12

Prefeito de Nova Andradina e outras 13 cidades de Mato Grosso do Sul contestam dados do Censo: 'tem mais gente'

As prefeituras têm até sábado (8) para contestar o Censo de forma administrativa.

Cb image default
Foto (arquivo) reprodução site oficial da prefeitura de Nova Andradina

O resultado do Censo não foi animador para 14 municípios de Mato Grosso do Sul, que afirmam ter mais habitantes do que o divulgado pela pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas). Assim, as prefeituras vão contestar os dados do Censo de 2022.

Segundo o assessor jurídico da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Elcio Paes, as prefeituras têm até sábado (8) para contestar o Censo de forma administrativa.

“Esse requerimento administrativo será feito de forma individual. Cada município é um caso à parte”, afirmou o assessor. Duas soluções estão entre os pedidos das prefeituras: novas entrevistas ou um novo Censo.

Isso porque ‘cada município tem sua particularidade’. “Então os prefeitos estão se esforçando no pedido para que seja feito um recadastramento [de habitantes], seja feito um novo Censo”, explicou Elcio.

Segundo a Assomasul, os municípios que irão contestar os dados do Censo são: Bela Vista, Camapuã, Ladário, Corumbá, Naviraí, Nioaque, Nova Andradina, Paranhos, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Sidrolândia, Sonora, Bonito e Coronel Sapucaia. Segundo o IBGE, Nova Andradina tem 48.563 habitantes.

Esse número fez com que Nova Andradina saísse da 8ª posição do ranking para a 7ª, deixando Aquidauana para trás. Nos últimos anos Aquidauana cresceu apenas 2,76% e foi ultrapassada também por Sidrolândia. Nova Andradina tem sob seus cuidados o distrito de Nova Casa Verde.

Dúvidas sobre o Censo

Elcio afirmou que as dúvidas relacionadas ao Censo são levantadas até mesmo pelos dados da pesquisa. Como exemplo, cita Nioaque, onde o número de habitantes não acompanhou o crescimento de imóveis.

Por fim, o assessor jurídico informou que a associação se prepara para resultado negativo. “A Assomasul já está preparando a inicial judicial se houver negativa, se houver necessidade”, adiantou. (Com informações do Midiamax).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.