O 8º Batalhão de Polícia Militar – O Guardião do Vale do Ivinhema deu início no dia 1º de agosto à Operação Shamar, uma ação estratégica voltada ao enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher, bem como à prevenção e repressão ao crime de feminicídio. A operação segue até o dia 4 de setembro de 2025, abrangendo os municípios de Nova Andradina, Ivinhema, Angélica, Batayporã, Taquarussu, e os distritos de Nova Casa Verde, Amandina e Ipezal.
Durante esse período, o efetivo da unidade intensificará o atendimento às ocorrências de violência doméstica recebidas pelo telefone 190, com prioridade no acompanhamento das medidas protetivas de urgência concedidas às vítimas.
A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul também está promovendo uma série de ações preventivas e educativas ao longo da Operação Shamar, como:
• Palestras em escolas e unidades de saúde
• Blitz educativas de conscientização
• Panfletagem em pontos estratégicos
• Visitas orientativas à comunidade
O ponto alto da operação acontece nesta quinta-feira, 7 de agosto, com a realização do DIA “D”, data marcada por ações intensificadas em todo o Estado, buscando ampliar o diálogo com a sociedade e reforçar o compromisso com o enfrentamento à violência contra a mulher.
As ações contam com o suporte do PROMUSE – Programa Mulher Segura, que também teve suas atividades intensificadas durante o mês de agosto, no contexto da campanha Agosto Lilás. O programa atua diretamente no apoio às mulheres vítimas de violência doméstica, por meio de visitas preventivas e de acompanhamento, fiscalização do cumprimento de medidas protetivas, orientações e, quando necessário, encaminhamento à rede de apoio e enfrentamento. O objetivo é promover acolhimento, segurança e dignidade às vítimas.
A Polícia Militar atua de forma integrada no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, garantindo proteção, atendimento rápido e respeito aos direitos humanos, reafirmando seu compromisso com a preservação da vida e a construção de uma sociedade mais justa e segura para todas.
Denuncie. Violência contra a mulher é crime.
Informações e orientações: (67) 99225-8340 (WhatsApp)
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.