Buscar

01/12/2018 às 14:00, Atualizado em 01/12/2018 às 10:39

Placas de veículo padrão Mercosul entrará em vigor em dezembro

O Rio de Janeiro é o único estado que já estava emplacando.

Cb image default
Divulgação

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) anunciou nesta sexta-feira, dia 30 de novembro, que as placas padrão Mercosul para veículos começarão a valer agora em dezembro, mas não a partir do dia 1º, como dizia o prazo anterior. Agora, cada estado terá um prazo especifico.

O Rio de Janeiro é o único estado que já estava emplacando, por isso passa a ter a obrigatoriedade de usar o novo padrão a partir da próxima segunda-feira, dia 03 de dezembro. São Paulo, dono da maior frota do Brasil, deverá começar com as placas do Mercosul somente no último dia do ano.

Veja os prazos para cada estado e o DF:

Rio de Janeiro - até 3 dezembro

Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Pernambuco e Rondônia - até 10 de dezembro

Bahia, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul - até 17 de dezembro

Acre, Alagoas, Maranhão, Paraná e Piauí - até 24 de dezembro

Amapá, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Geras, Pará, Paraíba, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins - 31 de dezembro

Quem precisa trocar

O novo padrão só precisa ser adotado para o primeiro emplacamento e, para quem tiver a placa antiga, no caso da troca de município ou propriedade.

'Novela'

Este é a quarta mudança no cronograma de adoção da placa do Mercosul no Brasil. O padrão já é usado na Argentina e no Uruguai.

Ela foi anunciada em 2014, deveria ter entrado em vigor por aqui em janeiro de 2016, foi adiada para 2017 e depois por tempo indeterminado.

Uma disputa judicial chegou a interromper a obrigatoriedade, mas o governo recorreu e retomou os emplacamentos.

Os últimos capítulos envolveram uma autorização para a redução do tamanho caso as placas não se encaixem nos locais determinados nos veículos e a retirada dos símbolos de identificação de estado e município.

Fonte - G 1

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.