Mapeamento do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) registrou 43 focos de incêndios em áreas no Brasil, todos, no Pantanal. Deste total, 29 estão concentrados em Mato Grosso do Sul, enquanto os outros 14 estão no estado vizinho.
Apesar de ser cenário de atenção, o total representa redução em relação a igual período do ano passado, quando foram registrados 63 pontos de calor no bioma, sendo 62 em Mato Grosso do Sul e 1 no Mato Grosso.
Nos dados atuais, conforme o Inpe, os focos de incêndios se concentram em Corumbá, onde foram encontrados 24 pontos de calor. Os outros foram detectados em Rio Verde de Mato Grosso (4) e em Aquidauana (1).
Além do trabalho preventivo que vêm sendo realizado desde as grandes queimadas que atingiram o Pantanal, em 2020, e destruíram 3.909 milhões de hectares, as chuvas atípicas que estão caindo na região podem ter contribuído para reduzir os danos dos incêndios.
O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais) anunciou a intensificação do trabalho de prevenção e combate aos incêndios, com contratação e treinamento de brigadistas, além de contar das equipes do governo estadual e trabalho de parceiros nos municípios, como o IHP (Instituto Homem Pantaneiro).
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.