Buscar

14/10/2016 às 16:24, Atualizado em 14/10/2016 às 15:26

Nova Andradina promove ações alusivas ao Outubro Rosa

Atividades ocorrerão de 17 a 31 de outubro no município.

Cb image default

Hashioka destaca pioneirismo do município ao implementar políticas públicas para a mulher e reforça movimento Outubro Rosa em Nova Andradina

Foto - Thiago Odeque

Com a proposta de divulgar a campanha mundial de luta contra o Câncer de Mama, a Prefeitura de Nova Andradina promove de 17 a 31 de outubro, ações alusivas ao movimento Outubro Rosa. A iniciativa é liderada pela Secretaria Executiva de Políticas Públicas para a Mulher em parceria com a Uniesp, a Acina, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, a Secretaria Municipal de Saúde e o Centro de Diagnóstico e Prevenção ao Câncer.

“Nova Andradina é um município pioneiro por implementar políticas públicas para a mulher, o que nos tornou referência estadual, inclusive com ações voltadas à promoção da Saúde da Mulher, com atividades que já são realizadas no decorrer do ano por meio das nossas unidades de Estratégia Saúde da Família, e nesse período, intensificadas”, reiterou o prefeito Roberto Hashioka, ao elencar que a Secretaria Executiva de Políticas para a Mulher é um instrumento público que concretiza a preocupação e o compromisso do município com as mulheres.

“O apoio do Governo Municipal através do prefeito Roberto Hashioka tem sido decisivo para desempenharmos um trabalho que reforça essa proteção às mulheres”, destaca a secretária Andrea Servignani. Segundo a gestora, a programação será aberta na próxima segunda-feira (17) na Uniesp, a partir das 19h30, com o lançamento do concurso de “Melhor Frase” referente ao movimento “Outubro Rosa”.

A ação integra os acadêmicos da Uniesp, as secretarias municipais e os parceiros da iniciativa. “O principal objetivo do Outubro Rosa em nosso município é chamar a atenção da comunidade para a seriedade do tema. Quanto antes for diagnosticada, a doença poderá ser tratada e as chances de cura são maiores”, complementa a gestora, destacando o calendário do movimento, que facilitará o acesso das mulheres ao agendamento de exames de prevenção ao Câncer de Mama.

No dia 18 de outubro haverá visitação e agendamento de exames na Carreta “Aldegonda Capuci”, no período noturno, com atendimento em frente à Uniesp. No dia 19 de outubro, mulheres assistidas nos programas sociais de Nova Casa Verde receberão orientações da Equipe de Estratégia de Saúde da Família, a partir das 14h na sede do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

A programação segue com a tradicional caminhada, agendada para o dia 22 de outubro, a partir das 9h com saída da Uniesp. Já no dia 24, as orientações acerca da prevenção ao Câncer de Mama é destinada às mulheres assistidas pelos programas sociais do município e acontece no Cras Durval Andrade Filho a partir das 14h.

A realização de exames Papanicolau (preventivo) e Mamografia também será estendida às mulheres que residem no distrito de Nova Casa Verde. Em parceria com o Centro de Diagnóstico e Prevenção ao Câncer, serão atendidas na carreta, mulheres com idade entre 25 e 69 anos nos dias 24, 25 e 26 de outubro, nas proximidades da Farmácia Farma Vida.

No dia 31 de outubro, data de encerramento do movimento, estão previstas palestras sobre prevenção do Câncer de Mama, com a médica Marjorie Capuci, além da premiação da melhor frase alusiva à data.

SAIBA MAIS - O Outubro Rosa começou nos Estados Unidos, onde durante o mês de outubro várias cidades fizeram ações isoladas referentes à prevenção do câncer de mama. Posteriormente, o mês de outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção à doença. O nome do movimento remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.