Publicado em 24/07/2021 às 09:30, Atualizado em 23/07/2021 às 21:59

Nome de secretário de Saúde é usado em golpe feito por celular

Golpistas pedem que convide para jantar de campanha seja confirmado com reenvio de código

Redação,
Cb image default
Foto - reprodução ampograndenews

O nome do secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, está sendo usado por um grupo de golpistas que entra em contato por telefone e pede para que as pessoas alvo da fraude enviem um código de confirmação. Tudo ocorre após o convite para um suposto jantar de arrecadação de fundos de campanha eleitoral.

Quem alerta sobre a situação é o próprio secretário, Geraldo Resende, que foi avisado sobre o problema por amigos que receberam as ligações, onde os golpistas afirmam que os recursos do jantar serão usados nas eleições de 2022.

"Não há nenhum jantar marcado para a arrecadação de fundos para campanha eleitoral, até mesmo porque não existe autorização legal para esse tipo de evento", frisa o chefe da pasta de Saúde em nota compartilhada pelo WhatsApp.

Geraldo frisa que está focado nas questão de saúde pública e no combate à pandemia de covid-19, não estando em campanha eleitoral e nem fazendo arrecadação de recursos para tal finalidade. O secretário, filiado ao PSDB, é deputado federal licenciado.

"Trata-se de mais um tipo de golpe, entre tantos outros, que desocupados inventam para amealhar recursos financeiros indevidamente. Portanto, alerta a todos para que ignorem esse tipo de ligação e não enviem nenhum código como resposta", conclui.

Além da possibilidade de conseguir indevidamente dinheiro com doações para a falsa campanha, os golpistas frisam invadir os celulares daqueles que fazem a confirmação com reenvio do código, acessando dados que estão nos aparelhos, inclusive os bancários de internet banking e aplicativos diversos.