Publicado em 04/01/2017 às 14:32, Atualizado em 04/01/2017 às 16:05
Vida Alves deixa dois filhos, três netos e três bisnetos.
Morreu na noite desta terça-feira (3), aos 88 anos, Vida Alves, conhecida por ter protagonizado o primeiro beijo da TV brasileira, ao lado do ator Walter Foster, na novela "Sua Vida Me Pertence", da extinta TV Tupi, em 1951. Ela também atuou no primeiro beijo gay, nos anos 1960, também na Tupi.
Na novela de 15 capítulos de 20 minutos cada um, transmitida ao vivo duas vezes na semana, escrita e dirigida também por Foster, Vida Alves teve como colega de elenco, entre outros, o ator Lima Duarte.
Ela, que morava em São Paulo, estava internada havia uma semana em um hospital no centro da cidade. Sua morte foi causada por uma falência múltipla dos órgãos.
Vida Alves deixa dois filhos, três netos e três bisnetos. A cantora Tiê, que é uma das netas, deixou uma mensagem de carinho nas redes sociais: "Dona Vida Alves fez a passagem. Minha amiga, minha avó, minha parceira, minha musa beijoqueira. 88 anos de muita luz, amor, arte e vida. Vire estrela e descanse em paz. Te amo pra sempre e vou sentir saudades todos os dias."
A atriz era uma das fundadoras da Associação dos Pioneiros da Televisão (Pró-TV) e durante muito tempo se dedicou ao Museu da Televisão Brasileira, em São Paulo.
A trajetória dela é contada na biografia "Vida Alves - Sem medo de viver", de Nelson Natalino, lançada em 2013 pela Editora Imprensa Oficial.
O velório da atriz está marcado para ter início às 7h desta quarta-feira (4), no Cemitério do Araçá, em São Paulo. O enterro está previsto para acontecer às 16h.
Vida Alves comemorou em dezembro do ano passado os 65 anos de "Sua Vida Me Pertence", primeira telenovela brasileira. Em depoimento ao programa Witness do serviço mundial da BBC, ela disse que precisou do aval do marido para beijar Walter Foster na TV, o galã da novela e que também era diretor da TV Tupi.
"O primeiro beijo precisou de autorização do meu marido, é claro", disse ela, que era recém-casada quando protagonizou a cena histórica. "Foi um beijo técnico. O Walter Foster apareceu na minha casa e disse: vamos ensaiar. Meu marido ficou meio assim, meio esquisito, mas concordou", se recordou.
A atriz se lembrou em detalhes sobre o ensaio, feito sob os olhos do marido: "Walter ficou de pé, fez um carinho no meu cabelo, no rosto, no braço e encostou os lábios de leve nos meus. Eu fiquei ali, quietinha, esperando... e não aconteceu nada. O Walter disse: pronto".
Segundo Vida, havia uma sutileza na cena. "Não foi uma coisa diferente demais. Era um beijo simples, não uma bitoca como falam hoje em dia. Não era uma coisa espantosa, barulhenta. Era apenas um encostar de lábios", descreveu.
Ela também protagonizou o primeiro beijo gay da TV brasileira, que aconteceu no teleteatro "A Calúnia", em cena com a atriz Geórgia Gomide.
Fonte - UOL