Buscar

06/07/2021 às 15:14, Atualizado em 06/07/2021 às 15:16

Ministério da Justiça recebe denúncia contra novela Coração Indomável e atende pedido

Novela mexicana foi denunciada por cidadão que não gostou do que viu

Cb image default
Divulgação

Fenômeno do SBT, a novela "Coração Indomável" não está apenas incomodando a concorrência com seus números expressivos que chegaram a bater a novela "Ti Ti Ti" na semana passada.

Tamanho sucesso faz o folhetim humilhar a própria grade da emissora de Silvio Santos ao marcar audiência que supera todos os programas da casa. A trama realmente chama atenção, tanto que o Ministério da Justiça recebeu uma denúncia de um cidadão contra a obra. Um cidadão!

"Considerando que em 20 de maio de 2021, por meio de correio eletrônico, chegou a esta Coordenação de Política de Classificação Indicativa uma denúncia de cidadão, contestando a adequação da classificação indicativa em vigência até então", diz o documento ao justificar o acato ao pedido.

Diante da denúncia, reclamando do conteúdo da obra, afirmando ser incondizente com a faixa etária apresentada, o Ministério da Justiça reclassificou a exibição de "Coração Indomável" nas tardes do SBT como não recomendada para menores de 14 anos, diferente do que acontecia na classificação anterior, quando a trama não era recomendada para menores de 10 anos.

De acordo com o despacho publicado no Diário Oficial da União, o folhetim apresenta cenas que não se enquadram com a classificação para a faixa etária dos dez anos.

"Considerando que durante a revisão de classificação da obra foram constatadas tendências de maior relevância como exposição de pessoa em situação constrangedora ou degradante (12 anos), estigma/preconceito (14 anos), estupro/coação sexual (16 anos), cada qual com os seus devidos agravantes e atenuantes", diz trecho da decisão.

A trama realmente apresenta violência, humilhação, conteúdo sexual e drogas lícitas. "Ficando o interessado na obrigação à nova classificação no prazo de 5 (cinco) dias e sempre quando houver a exibição da obra", diz a parte final do despacho.

Se fosse em outras épocas, a nova classificação impediria o SBT de levá-la ao ar antes das 21 horas. Na web, fala-se em estratégia da concorrência a tal "denúncia" de telespectador, tentando boicotar o folhetim que tem se destacado em cenário nacional e incomodado bastante.

Cenas mais pesadas que as que já foram ao ar ainda vão pintar na telinha. Como, por exemplo, a morte da vilã Lúcia que agoniza queimando e, em seguida, aparece com a pele em carne viva. Um estupro já foi mostrado e várias outras cenas violentas e de forte humilhação estão por acontecer. O conteúdo sexual também é bastante expressivo e presente.

Cabe ao SBT apenas avisar ao telespectador que o produto não é recomendado para menores de 14 anos, sem precisar fazer qualquer alteração. Mas, se a emissora quiser, pode recorrer e contestar a decisão, tentando voltar a trama para a classificação dos 10 anos de idade.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.