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29/03/2025 às 16:00, Atualizado em 28/03/2025 às 14:57

Mato Grosso do Sul abre novas vagas para emissão do “Novo RG” na segunda-feira

O agendamento deve ser feito pelo site oficial da Sejusp (http://servicos.sejusp.ms.gov.br).

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Foto - arquivo Sejusp

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp) abre nesta segunda-feira (31) novas vagas para a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), também conhecida como “Novo RG”. Assim como ocorre no fim de cada mês, são disponibilizadas 2.100 vagas diárias, sendo 800 em Campo Grande e 1.300 distribuídas entre os 78 municípios do interior do estado.

O agendamento deve ser feito pelo site oficial da Sejusp (http://servicos.sejusp.ms.gov.br). Em casos de urgência, é possível procurar um posto de identificação presencialmente e solicitar atendimento por encaixe, mediante comprovação da necessidade.

Emissão em alta em 2024

Até o momento, 288.766 Carteiras de Identidade Nacional foram emitidas em 2024, número que representa um aumento de 70,14% em relação ao ano passado, quando foram confeccionadas 169.727 carteiras.

Faltas preocupam: 30% dos agendados não comparecem

Apesar da alta procura, um levantamento do Correio do Estado, com dados do Instituto de Identificação da Sejusp, apontou que cerca de 30% das pessoas que agendam o serviço não comparecem. Entre janeiro e outubro de 2023, 59 mil faltas foram registradas, o que representa uma média de 630 ausências por dia.

O Instituto reforça a importância de comparecer no dia e horário marcados ou, em caso de impossibilidade, realizar o cancelamento pelo próprio site. Assim, outras pessoas podem aproveitar a vaga.

Como agendar a emissão da CIN:

Acesse: http://servicos.sejusp.ms.gov.br

Clique em “1ª ou 2ª emissão do RG”

Escolha o posto de atendimento mais próximo

Selecione data e horário disponíveis

Preencha os dados obrigatórios

Digite os caracteres de segurança

Verifique se o e-mail com o protocolo de agendamento foi recebido

Documentação necessária:

Obrigatórios: CPF e Certidão de Nascimento ou Casamento/Divórcio

Opcionais: Certidão de Naturalização, NIS, PIS, PASEP, tipo sanguíneo, título de eleitor, entre outros

Validade da nova carteira:

De 0 a 12 anos: 5 anos

De 12 a 60 anos: 10 anos

A partir de 60 anos: validade indeterminada

Novidades da CIN:

A nova Carteira de Identidade Nacional segue os padrões da Lei nº 14.534/2023, que define o CPF como número único de identificação. O documento conta com QR Code para autenticação digital e o código internacional MRZ (utilizado em passaportes), permitindo seu uso como documento de viagem.

A CIN está disponível nas versões física (papel e plástico policarbonato) e digital, acessível pelo aplicativo GOV.BR.

As mudanças também atendem ao compromisso do governo com políticas públicas inclusivas, com foco na população LGBTQIA+, promovendo mais cidadania e respeito à diversidade.

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