Publicado em 13/02/2017 às 06:30, Atualizado em 12/02/2017 às 21:21
A despeito da força da TV aberta no país, a audiência dos canais pagos no país cresceu cerca de 15% em 2016, na comparação com 2015.
Em 2015 a média de ibope desses canais no Painel Nacional de Televisão, nas 24 horas do dia, foi de 7,1 pontos.
No ano passado essa média subiu para 8,2 pontos.
Cada ponto no PNT equivale a cerca de 245 mil domicílios sintonizados.
Apesar disso, os dados consolidados da Kantar Ibope mostram que nos últimos três meses (desde outubro) essa audiência está declinando.
Em outubro do ano passado ocorreu o recorde de ibope dos chamados OCP (Outros Canais Pagos) pela medição: naquele mês a média de audiência foi de 8,8 pontos.
Essa média caiu para 8,5 pontos em novembro, para 8,0 pontos em dezembro e, agora, 7,9 pontos em janeiro.
Apesar disso, os canais pagos (somados) ainda são a segunda maior audiência da TV no país, somente atrás da Globo (média de 13,4 pontos em 2016). A Record e o SBT estão ambas na casa dos 5 pontos de média (com leve vantagem para a TV de Silvio Santos).