Publicado em 08/01/2018 às 11:30, Atualizado em 08/01/2018 às 10:14
Cerimônia premia cinema e TV.
Atrizes que participaram do Globo de Ouro 2018, que aconteceu neste domingo (7) em Los Angeles, nos Estados Unidos, chegaram à cerimônia com os vestidos pretos que fazem parte de um protesto. A manifestação teve como objetivo denunciar o assédio sexual sofrido pelas mulheres em Hollywood.
A mobilização vem na sequência das dezenas de acusações de estupro contra o produtor Harvey Weinstein, feitas por diversas atrizes.
As primeiras a chegar ao Beverly Hilton, local da premiação, foram as atrizes Allison Williams, de "Corra!" e "Girls", e Missi Pyle, de "Mom" e "Jumaji: Bem-vindo à selva". As duas vestiam preto como parte do protesto.
A mobilização em Hollywood também deu origem à hashtag "Me Too" (#metoo), que começou quando a atriz Alyssa Milano incentivou mulheres que já foram vítimas de abusos a dar seu testemunho no Twitter.
Promovida pela Associação da Imprensa Estrangeira em Hollywood (HFPA, na sigla original), a disputa tradicionalmente dá largada na temporada de prêmios. Há categorias dedicadas a produções para cinema e para TV.