Buscar

26/07/2021 às 06:35, Atualizado em 25/07/2021 às 15:36

Frio intenso em MS pode causar até morte por hipotermia

Frente fria deve ser a mais intensa do século e temperaturas abaixo do zero podem prejudicar saúde. Existe uma atenção especial em idosos e crianças

Cb image default
Divulgação

A frente fria que pousará em breve em Mato Grosso do Sul pode vir acompanhada de vários riscos para a saúde e um deles é a hipotermia. Considerado o frio mais intenso do século, a meteorologia aponta que algumas regiões viverão alguns dias sob temperaturas negativas e por isso, existe o risco desse inverno causar a morte de algumas pessoas vulneráveis.

A principal atenção está voltada a idosos e crianças, por serem mais frágeis a esse período de inverno rigoroso. A frente fria, conforme dito em matérias anteriores, começa a ser sentida a partir desta terça-feira (27), principalmente nas áreas do sul do estado.

O panorama da previsão indica que as temperaturas caem de forma brusca, podendo pegar muita gente de surpresa. De acordo com a meteorologia, a sensação térmica pode ficar abaixo dos 0°C e as mínimas em algumas cidades podem ficar em 1°C.

Dessa forma, todo cuidado vai ser necessário para não correr riscos com a saúde. O tempo seco e a possibilidade dessa frente fria deixar o clima mais seco são diagnosticadas pela meteorologia. Existe possibilidade de chuva chegar com a onda de frio, mas serão por poucos dias.

Campo Grande viverá um novo frio intenso com a possibilidade das sensações térmicas perto dos 0°C, mas as mínimas ficarão em média na casa dos 5°C a partir desta quarta-feira (28). Na região sul de Mato Grosso do Sul, por conta de ser divisa, aumenta a possibilidade de geadas e a diminuição mais brusca da temperatura.

Existe também a possibilidade de Campo Grande registrar a menor temperatura do ano, onde até o momento foi de 4°C, confirmada pelos índices meteorológicos.

O atual recorde de frio no Brasil, considerando locais habitados, com atividade humana regular, é de -8,2°C no dia 20 de julho, em Urupema, cidade na parte mais elevada da serra de Santa Catarina, conforme medição do Epagri-Ciram.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.