Publicado em 28/04/2024 às 07:04, Atualizado em 27/04/2024 às 20:33
Família denunciou esforços exaustivos durante os exercícios
O CMO (Comando Militar do Oeste) abrirá um inquérito policial militar para apurar as circunstâncias da morte do soldado Vinicius Ibanez Riquelme, de 19 anos, na manhã deste sábado (27). Vinicius era recruta do 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado, localizado na cidade de Bela Vista.
Em nota, o CMO afirma que lamenta o falecimento do soldado e que está prestando suporte aos familiares do militar. “O soldado foi atendido pela equipe de saúde do Regimento na sexta-feira (26), encaminhado ao hospital de Bela Vista (MS) e, no mesmo dia, transferido para a Santa Casa de Campo Grande. Um inquérito policial militar será instaurado para apurar os fatos”, diz a nota.
Vinicius morreu depois de complicações de saúde, após realização de atividades físicas, em campo. Amigos e familiares do rapaz denunciam que, entre as principais causas da morte do militar, além de um possível quadro de ‘desidratação', está ‘esforços exaustivos durante os exercícios físicos', realizados em uma manobra militar.
“Não acredito que entreguei meu filho vivo para o Exército e recebo ele dentro de um caixão. Não é justo, quero justiça, isso não pode ficar impune! O Vini era um menino muito educado, meu companheiro, minha vida, e agora como fica minha vida?”, disse a Mariza, mãe de Vinícius ao site Fronteira News.
Vários moradores de Bela Vista, indignados, lamentaram a morte do jovem, nas redes sociais. Em uma das postagens, as palavras descritas foram, “E hoje recebo a notícia do óbito. Triste demais! Em que mundo ainda estamos vivendo? A pergunta que não quer calar: porque deixaram um humano chegar nesta situação? Isso é gravíssimo! Espero que a mãe receba todo o direito do mundo e tome todas as providências, que a justiça seja feita! Todos nós estamos revoltados…”
O Comando do 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada chegou a divulgar nota sobre o caso dizendo que “Vinicius participava do acampamento de Instrução Básica, quando foi conduzido pela equipe de Saúde de Formação sanitária com ‘sintomas de febre, diarreia e com pressão estável. … e que, apesar de ser hidratado e medicado e sem apresentar melhoras o soldado foi evacuado (encaminhado) para o Hospital de Bela Vista, onde foi diagnosticado com choque séptico”.
Conteúdo reproduzido site Midiamax