Buscar

20/06/2023 às 12:00, Atualizado em 20/06/2023 às 11:00

De biometria a pagamentos de taxas via pix, e-título passa a ter novas funções

Atualizações estão disponíveis desde o dia 6 de junho, conforme publicado pela Justiça Eleitoral

Cb image default
Foto - Reprodução Agência Brasil

O aplicativo e-título, ferramenta para dispositivos móveis, teve suas funções atualizadas pela Justiça Eleitoral, e a partir deste mês, passou a contar com novos serviços para a população. Agora, além de conferir dados e emitir certidões eleitorais, o eleitor também pode pagar multas via pix, acompanhar o histórico de justificativas eleitorais e gerar um arquivo do título próprio para impressão.

Com a mudança, a biometria fácil que já estava em uso, possibilita a geração do título por conferência biométrica facial do eleitor. Testes foram feitos ao longo de 2022, mas só agora foi aprimorado para uso. Antes, o serviço só era feito no cartório eleitoral.

Pagamento de multa por PIX- Ao consultar se existe alguma multa decorrente de ausência em uma ou mais votações, a eleitora ou o eleitor tem à disposição, além da geração da Guia de Recolhimento da União (GRU), a opção de pagamento por PIX dentro do próprio app. Com a funcionalidade, a baixa da multa – e da respectiva pendência – deve se dar consideravelmente mais rápido.

Acompanhamento das justificativas- Outra inovação é a criação de um histórico de justificativas eleitorais contendo os respectivos pleitos em que a eleitora ou o eleitor estiveram ausentes. Isso facilita o esclarecimento de eventuais dúvidas que poderão surgir após a emissão da certidão de quitação eleitoral.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.