O governo de Nova Andradina realizou nos dias 03, 04 e 05 de maio o Curso de Formação de Árbitros de Futebol, com os palestrantes Manoel Paixão e Getúlio Barbosa, membros da Escola de Arbitragem da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul.
A iniciativa está em consonância com as ações da Lei Municipal nº 1.472-2018 do Plano Plurianual. A cerimônia de abertura e a formação teórica aconteceram no Plenário da Câmara Municipal de Nova Andradina com a presença do vice-prefeito Newton Luiz Oliveira (Nenão), Secretário Municipal de Educação, Cultura e Esporte Fábio Zanata, vereador Ricardo Lima, diretoria da Funael, palestrantes e público em geral.
Sempre incentivando o esporte, Nenão afirmou que este curso é uma oportunidade para árbitros de Nova Andradina melhorarem suas qualificações, o que fortalece o próprio esporte. “A carreira de árbitro é difícil e cada vez mais exige maior profissionalização. Tenho certeza que todos irão ganhar, árbitros, jogadores, equipes e principalmente o futebol”, disse", diz o vice-prefeito.
A parte prática ocorreu no Estádio Municipal Luiz Soares Andrade com a demonstração de entrada em campo, posicionamento e sinais de árbitros e assistentes.
Participaram da capacitação 45 pessoas, entre profissionais e acadêmicos de Educação Física, além de outros segmentos. O curso abordou as 17 regras que regem o futebol e suas particularidades, bem como a apresentação dos relatórios após o término de partidas e o preenchimento das súmulas de jogo, além de realizarem uma avaliação teórica no final do curso das regras estudadas.
Para o Secretário Municipal de Educação, Cultura e Esporte Fábio Zanata, a formação de novos árbitros e a reciclagem de alguns que já atuam nas competições promovidas pelo município é de grande relevância, visto que as normativas tiveram algumas alterações.
“O objetivo é esclarecer as alterações das novas regras, e revisar as regras já existentes, aprimorando o trabalho dos profissionais em função das competições que a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte desenvolve. Agora capacitados, poderão atuar nos eventos locais, transmitindo mais segurança às equipes, dirigentes e torcida”, avalia.
Segundo Willian Moraes, Diretor-Presidente da Funael, essa formação é a primeira no estado com as novas atualizações das regras para o ano de 2019. “Nova Andradina segue sempre em frente em busca de dar suporte a classe da arbitragem. A participação no curso é fundamental para quem quer apitar torneios amadores ou aprimorar o conhecimento”, comenta.
Segundo a organização, os palestrantes voltarão ao município no dia 06 de julho, com o intuito de aplicar aula prática para aqueles que pretendem atuar como árbitros de futebol.
Fonte - Assessoria
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.